Projetado para ser o primeiro cinco estrelas de Goiânia, o Castro’s Park Hotel nasceu do sonho e idealismo do agropecuarista Olavo de Castro e de sua esposa Norma da Cunha Castro. O empreendimento nasceu com recursos próprios da família e demorou seis anos para ficar pronto. Com projeto dos arquitetos Luiz Accioli e Paulo Casé, foi inaugurado em 1986.
O local se tornou parte do cenário cultural de Goiânia e referência em serviços na antiga região financeira da cidade. A Avenida República do Líbano abriga várias empresas e bancos e o hotel está a 15 minutos do aeroporto e a cinco minutos do Centro de Convenções. Próximo ao Bosque dos Buritis, Zoológico de Goiânia, Shopping Bougainville e a Praça Tamandaré, onde aos sábados é realizada a Feira da Lua.
Logo depois da abertura, veio um baque: o hotel chegou a ter apenas cinco hóspedes no ponto mais alto do acidente radiológico com o Césio-137, no ano seguinte à inauguração, em 1987. O jeito foi integrar as campanhas do governo estadual e prefeitura para reapresentar Goiânia ao Brasil. Houve inclusive a iniciativa de trazer jornalistas para que se hospedassem e percebessem que o problema não era como imaginavam.
Ao longo dos anos, a história do Castro’s é marcada pelo sucesso. Personalidades nacionais e internacionais se hospedaram no hotel, entre eles Roberto Carlos, Frank Sinatra, Paul McCartney e as bandas de rock Scorpions e Guns’n’Roses, mais recentemente. Além de times de futebol, como a seleção brasileira e a Argentina de Maradona.
O Castro’s tem 14 andares e 171 apartamentos e suítes, área de lazer com piscinas aquecidas, restaurante próprio com gastronomia premiada, com destaque para o buffet de café da manhã. Conta ainda com área de eventos, revitalizada recentemente. São 10 salas, uma com capacidade para até 500 pessoas em auditório.
Goiânia 90 lugares
Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.
A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.
As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Leia mais: