O Mobile World Congress (MWC) é o maior e mais influente evento de conectividade e de comunicação móvel do mundo, um congresso anual que reúne os principais protagonistas da indústria de tecnologia móvel global. Este ano, de 26 a 29 de fevereiro de 2024, Barcelona sediará mais um ano deste congresso emblemático que desempenha um papel fundamental na definição das tendências tecnológicas e na promoção global da inovação.

O MWC teve sua primeira edição em 1987, em Londres, sob o nome de “GSM World Congress”. Desde então, o evento tem crescido exponencialmente, mudando sua sede oficial para Barcelona em 2006. Por isso, o WMC acontece na cidade Barcelona todos os anos desde 2006, tornando-se o epicentro global para líderes da indústria móvel, inovadores e entusiastas que buscam explorar as últimas novidades em tecnologia móvel.

O MWC atrai uma quantidade expressiva de participantes a cada ano. Milhares de profissionais de tecnologia, empresas de comunicação, investidores de inovação, empreendedores da indústria móvel, investigadores, jornalistas e curiosos convergem para Barcelona para participar de palestras, conferências, hall de expositores mais relevantes do mundo e networking. Essa diversidade de integrantes e membros reflete a importância do evento como um ponto de encontro global para a comunidade tecnológica e seus mais de 100.000 participantes previstos para os 4 dias de congresso em Barcelona.

Os objetivos do MWC vão além de simplesmente apresentar novos dispositivos ou serviços tecnológicos. A missão central é impulsionar a inovação e conectar pessoas, empresas e ideias. O congresso serve também como um catalisador para parcerias estratégicas, colaborações e discussões sobre o futuro sustentável e inclusivo da tecnologia móvel.

(Foto: Ana Carolina Silva)

Tecnologia como Ferramenta para Inclusão Social

Uma das ênfases notáveis do MWC 2024 é a tecnologia como uma ferramenta para a inclusão social. Palestras e painéis abordaram, nesses dois primeiros dias de congresso, como a tecnologia pode ser utilizada para superar barreiras, reduzir desigualdades e promover a inclusão digital. Temas como humanização da Inteligência Artificial, por meio do debate da IA generativa, a circularidade e diversidade dos novos talentos na indústria tecnológica, a partir da discussão sobre o DNA digital e a responsabilidade social das corporações para uma interação resiliente e inclusiva de conexão; fizeram parte da extensa agenda de conferências e painéis nos primeiros dias de MWC.

Compromisso com o Futuro

O MWC não é apenas sobre as últimas tendências, mas também sobre a construção de um futuro possível e otimista em relação a conectividade e a inteligência artificial. Importa destacar que grande parte dos debates e das temáticas abordadas nos principais palcos de discussão do congresso são relacionados com a visão de explorar não apenas tópicos da atualidade tecnológica, mas também as visões e aspirações para o amanhã. Iniciativas relacionadas à sustentabilidade, ética na inteligência artificial e o papel da tecnologia na resolução de problemas globais são tópicos proeminentes no MWC.

Um dos destaques do segundo dia de MWC foi o painel temático KEYNOTE 6: SOCIETY FIRST (Sociedade em primeiro lugar). Liderado por alguns dos maiores nomes da indústria móvel do mundo como também de lideranças sociais de trabalho com a criança e o jovem. O mote do painel pode ser resumido na questão: O que a indústria pode fazer para proteger e incluir usuários vulneráveis?

O painel 6 contou com a presença de Derrick Ashong, CEO TBTM (Take Back the Media), Katarina Melstrom, Secretária Geral do Fórum Global da Criança, Tayma Abdalhadi, Generation Connect – Enviado da Juventude Árabe, Carme Artigas, Copresidente do Conselho Consultivo de IA, Nações Unidas, Lara Padilla Perdomo, Membro, Grupo Consultivo Juvenil, Unicef ​​Espanha e Chetan Dube, CEO, Amelia. Foi discutida uma ação acelerada para garantir que as barreiras ao progresso sejam removidas, para que os jovens e os excluídos digitalmente possam ligar-se e abrir-se ao novo mundo de interação digital. Embora a tecnologia já seja utilizada para codificar e criar conteúdos que envolvam novos públicos e, por isso, capacitam as suas próprias experiências digitais, é necessário equilibrar a exclusão digital, uma vez que inúmeros empregos futuros exigirão competências digitais muito mais avançadas, incluindo codificação, software, e desenvolvimento de aplicativos. Uma forma de garantir que o digital seja um futuro adequado e acolhedor para todos.

O MWC 2024 em Barcelona promete ser mais do que uma vitrine para produtos de ponta. Ao abordar a tecnologia como uma ferramenta para inclusão social e reforçar o compromisso com o futuro, o congresso destaca a responsabilidade da indústria em contribuir para um mundo mais conectado, igualitário e sustentável. A convergência de mentes brilhantes e inovações revolucionárias em Barcelona mais uma vez reforçará a posição do MWC como um farol que guia a evolução inclusiva da tecnologia móvel e da inteligência artificial a nível global.

(Foto: Ana Carolina Silva)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 09 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 10 – Redução das Desigualdades

Leia também: