A Secretaria de Educação de Anápolis realiza nesta quarta, 28, a Formação ConsCIÊNCIA Fonológica – o evento contará com a participação de 350 educadores e deve contribuir para fortalecer a alfabetização na cidade. As estratégias aplicadas na formação irão impactar mais de 8 mil estudantes das séries iniciais. O encontro acontece nesta quarta, 28 das 19h às 22h, no auditório do Senac.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Ensino a Distância – CEADI, Olira Rodrigues, a formação da ConsCIÊNCIA Fonológica tem uma contribuição significativa para os educadores, refletindo diretamente no desenvolvimento dos estudantes da rede municipal de educação.
“O entendimento desses conceitos permite que os educadores identifiquem as dificuldades dos discentes de forma mais precisa, personalizando a abordagem pedagógica, implementando estratégias preventivas e intervencionistas, proporcionando suporte adequado. Portanto, a formação em consciência fonológica não apenas enriquece as práticas pedagógicas dos educadores, como contribui para o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos educandos, preparando-os de maneira mais sólida para as habilidades fundamentais de leitura e escrita”, afirmou.
Avaliação da alfabetização
A Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas de Avaliação da Educação Básica aprovou, na última sexta-feira, 23, a metodologia proposta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O modelo aprovado irá equalizar os resultados das avaliações estaduais com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pela Autarquia.
O grupo é formado por representantes do Inep; do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec). O modelo de ponderação que passará a ser utilizado foi elaborado por estatísticos especialistas em avaliação educacional.
“A nossa expectativa é que a comissão estabeleça os caminhos para a divulgação de resultados já equalizados, ainda no primeiro semestre de 2024”, comentou Isabel Chagas, chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica do Inep.
Durante o encontro os participantes discutiram ainda a construção de um indicador que aponte o percentual de alunos alfabetizados ao fim do 2º ano do ensino fundamental no Brasil. O índice seria gerado justamente a partir dos dados apurados pelas avaliações estaduais, em 2023, e apresentado neste ano de 2024.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade.