Estratégias buscam fortalecer alfabetização em Anápolis; padronização de avaliação nacional é aprovada para 2024 

A Secretaria de Educação de Anápolis realiza nesta quarta, 28, a Formação ConsCIÊNCIA Fonológica – o evento contará com a participação de 350 educadores e deve contribuir para fortalecer a alfabetização na cidade. As estratégias aplicadas na formação irão impactar mais de 8 mil estudantes das séries iniciais. O encontro acontece nesta quarta, 28 das 19h às 22h, no auditório do Senac. 

Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Ensino a Distância – CEADI, Olira Rodrigues, a formação da ConsCIÊNCIA Fonológica tem uma contribuição significativa para os educadores, refletindo diretamente no desenvolvimento dos estudantes da rede municipal de educação.    

Fabiane Neres, Olira Rodrigues e Keila Gonçalves. Fabiane e Keila são Professoras do curso de Aquisição da Língua Escrita: práticas de letramento e processos de linguagem.

“O entendimento desses conceitos permite que os educadores identifiquem as dificuldades dos discentes de forma mais precisa, personalizando a abordagem pedagógica, implementando estratégias preventivas e intervencionistas, proporcionando suporte adequado. Portanto, a formação em consciência fonológica não apenas enriquece as práticas pedagógicas dos educadores, como contribui para o desenvolvimento cognitivo e linguístico dos educandos, preparando-os de maneira mais sólida para as habilidades fundamentais de leitura e escrita”, afirmou.  

Avaliação da alfabetização 

A Comissão de Apoio à Articulação entre os Sistemas de Avaliação da Educação Básica aprovou, na última sexta-feira, 23, a metodologia proposta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O modelo aprovado irá equalizar os resultados das avaliações estaduais com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pela Autarquia. 

O grupo é formado por representantes do Inep; do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec). O modelo de ponderação que passará a ser utilizado foi elaborado por estatísticos especialistas em avaliação educacional. 

“A nossa expectativa é que a comissão estabeleça os caminhos para a divulgação de resultados já equalizados, ainda no primeiro semestre de 2024”, comentou Isabel Chagas, chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica do Inep.  

Durante o encontro os participantes discutiram ainda a construção de um indicador que aponte o percentual de alunos alfabetizados ao fim do 2º ano do ensino fundamental no Brasil. O índice seria gerado justamente a partir dos dados apurados pelas avaliações estaduais, em 2023, e apresentado neste ano de 2024.  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade.