21 semanas se passaram desde o último jogo oficial do Goiás, que enfrentou a Aparecidense Campeonato Goiano no dia 15 de março, quando venceu por 2 a 1. Quase cinco meses depois, o time de Ney Franco volta a campo no estádio Hailé Pinheiro, desta vez em partida válida pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Neste domingo (9), às 16h, enfrenta o São Paulo.

Esta será, inclusive, a estreia do Goiás em um campeonato nacional na Serrinha, liberada após vistoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última quarta-feira (5). Casa dos esmeraldinos desde 1995 e uma área histórica administrada pelo clube há seis décadas, o estádio nunca recebeu um jogo do Brasileirão e nesta tarde terá no seu gramado Daniel Alves e companhia.

Acompanhe AO VIVO na Sagres
Acompanhe AO VIVO em vídeo
Acompanhe as últimas notícias do Goiás

Goiás

Confiante em fazer uma campanha melhor do que a do ano passado, quando terminou na 10ª posição e se classificou para a Copa Sul-Americana, o Goiás inicia a sua trajetória em 2020 contra o mesmo adversário da 1ª rodada do Brasileirão 2019: o São Paulo, também em Goiânia. Na ocasião, o time esmeraldino acabou derrotado por 2 a 1 no Serra Dourada, no dia 1º de maio. No segundo turno, em 25 de setembro, o troco: vitória por 1 a 0.

Para este domingo, Ney Franco não conta com três jogadores que testaram positivo para a covid-19 na última bateria de exames no clube. Os nomes não foram revelados pelo Goiás, que também tem o desfalque do zagueiro Rafael Vaz por conta de um desconforto muscular e está fora do jogo. No seu lugar, David Duarte tem a oportunidade de voltar a ser titular depois de um ano fora dos gramados.

Com Douglas Baggio como a única novidade no elenco, Ney Franco ainda aguarda reforços para o meio-campo. Após a derrota para o Cuiabá em jogo-treino, o treinador avaliou realizar mudanças no time. Além da mudança na zaga central, Juan Pintado deu lugar a Yago Rocha na lateral direita na última atividade. Já as condições físicas ainda não ideias de Daniel Bessa e Victor Andrade podem levar a novidades na formação titular.

Leia também – Brasileirão 2020: de casa nova, Goiás almeja crescimento e sonha alto

São Paulo

Bastante pressionado depois da eliminação precoce no Campeonato Paulista, o São Paulo teve maior tempo de jogo que o seu adversário desta tarde. Foram três jogos oficiais, em que sofreu duas derrotas por 3 a 2: a primeira para o Red Bull Bragantino, pela 11ª rodada da primeira fase, e a segunda para o Mirassol, nas quartas de final. No outro jogo, vitória por 3 a 1 sobre o Guarani, na última rodada antes da fase final do Paulistão.

No sábado (8), ainda antes da viagem para Goiânia, Fernando Diniz realizou uma última atividade no CT da Barra Funda. O clube paulista não divulgou a lista de jogadores relacionados, enquanto o meia Hernanes, que sofre com uma lombalgia, e o atacante Helinho, que tem uma lesão no tornozelo, não participaram dos últimos treinos e são as principais dúvidas do grupo tricolor.

Na semana final antes da estreia no Brasileirão, o treinador do São Paulo promoveu uma grande mudança na formação, com a saída do atacante Alexandre Pato para a entrada do volante Liziero. Dessa forma, o time se posicionou no treinos com Daniel Alves mais adiantada e o meia-atacante Igor Gomes deslocado para a ponta direita, com o Pablo de volta ao setor central do ataque.

Campeonato Brasileiro da Série A – 1ª rodada

8 de agosto de 2020 (sábado)
Fortaleza 0-2 Athletico Paranaense – 19h – Castelão, Fortaleza-CE
Coritiba 0-1 Internacional – 19h30 – Couto Pereira, Curitiba-PR
Sport 3-2 Ceará – 21h – Ilha do Retiro, Recife-PE

9 de agosto de 2020 (domingo)
Flamengo x Atlético Mineiro – 16h – Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Santos x Red Bull Bragantino – 16h – Vila Belmiro, Santos-SP
Grêmio x Fluminense – 19h – Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS

Jogos adiados (sem definição)
Botafogo x Bahia
Palmeiras x Vasco
Corinthians x Atlético Goianiense

Ficha técnica: Goiás x São Paulo

Data e horário: 9 de agosto de 2020 (domingo), às 16h
Local: estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia-GO

Arbitragem

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Vinícius Melo de Lima (RN)
Quarto árbitro: Breno Souza (GO)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Assistentes de vídeo: Christiano Gayo Nascimento (DF) e Flávio Gomes Barroca (RN)

Prováveis formações

Goiás: Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, David Duarte e Jefferson; Sandro, Ratinho e Daniel Bessa; Victor Andrade, Rafael Moura e Keko Villalva. Treinador: Ney Franco

São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Daniel Alves, Tchê Tchê e Liziero; Igor Gomes, Pablo e Vitor Bueno. Treinador: Fernando Diniz