O empate conquistado em Salvador diante do Bahia acabou positivo para o Goiás pelas circunstâncias, com o último gol do 3 a 3 marcado por Fernandão já nos acréscimos, porém não melhorou a situação da equipe na tabela de classificação do Brasileirão. Na briga para evitar o rebaixamento à Série B, os esmeraldinos voltam a torcer contra Bahia e Vasco da Gama para diminuir a desvantagem de quatro pontos.

Por isso, uma vitória no jogo deste sábado (13) contra o Botafogo, às 17h, no estádio Hailé Pinheiro, pela 36ª rodada, é considerada fundamental. Já rebaixada, a equipe carioca não tem maiores objetivos e não vence há dois meses no campeonato, desde o 2 a 1 sobre o Coritiba em 19 de dezembro, pela 26ª rodada. No primeiro turno, em 19 de outubro, as equipes empataram em 0 a 0 no Rio de Janeiro.

Goiás

Das oito vitórias em 35 partidas, o Goiás conquistou cinco como mandante, porém nunca de forma consecutiva. No seu último jogo na Serrinha, o triunfo por 1 a 0 sobre o Atlético Mineiro deu esperança para a equipe. Em toda a temporada, os esmeraldinos venceram dois jogos seguidos apenas em uma oportunidade, contra Sport e Coritiba, na virada de ano. Para não ser rebaixado já neste final de semana, o time não pode perder em Goiânia.

Neste sábado, a comissão técnica esmeraldina volta a contar com Augusto César, que retorna de suspensão para acompanhar Glauber Ramos no comando do time na beira do gramado. Além do treinador, o goleiro Tadeu e o zagueiro Heron também estão disponíveis após terem perdido uma rodada por acúmulo de cartões amarelos. No departamento médico, o atacante Douglas Baggio se recupera de lesão muscular na panturrilha.

Uma dúvida é a presença do zagueiro David Duarte, que por conta de uma virose não participou das últimas atividades em grupo. Inclusive, em virtude da forte chuva em Goiânia, o treino final da preparação da equipe foi prejudicado, já que a comissão técnica alviverde não conseguiu posicionar o time. São duas as hipóteses de formação do time: o 3-4-3 utilizado no primeiro tempo contra o Bahia ou o 4-4-2 disposto na etapa final.

Botafogo

Rebaixado para a Série B pela terceira vez na sua história, o Botafogo, além de não vencer há dois meses, sofreu oito derrotas nos últimos nove jogos. Os cariocas têm ainda o segundo pior aproveitamento como visitantes, com 13 pontos somados em 17 jogos, na frente apenas de Fortaleza e Bahia (11). Depois da saída de Eduardo Barroca, o time passou a ser comandado de forma interina por Lúcio Flávio, ex-jogador do clube.

Com o rebaixamento consolidado há duas rodadas, o Botafogo abriu espaço para jogadores das categorias de base. No último jogo, a equipe goleada em casa pelo Grêmio por 5 a 2 teve uma média de idade de 20,8 anos, incluindo a precoce revelação Matheus Nascimento, de apenas 16. Nesta noite, os jovens novamente formarão a base da equipe, que ainda acumula diversos desfalques no elenco principal.

Nesta semana, os meio-campistas Romildo, com uma fratura no dedo, e Zé Welison, com uma entorse, aumentaram a lista já composta pelos goleiros Diego Cavalieri e Gatito Fernández, os laterais Victor Luís, Guilherme Santos e Rafael Forster, este ex-Goiás, rebaixado em 2015. Já o atacante Pedro Raul foi negociado com o Kashiwa Reysol, do Japão. Por outro lado, o meia-atacante Bruno Nazário voltou a ficar à disposição.

Campeonato Brasileiro da Série A – 36ª rodada

13 de fevereiro de 2021 (sábado)
Atlético-MG x Bahia – 19h – Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Santos x Coritiba – 19h – Vila Belmiro, Santos (SP)

14 de fevereiro de 2021 (domingo)
Flamengo x Corinthians – 16h – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Vasco da Gama x Internacional – 16h – São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Athletico-PR x Atlético-GO – 18h15 – Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Palmeiras x Fortaleza – 18h15 – Allianz Parque, São Paulo (SP)
Grêmio x São Paulo – 20h30 – Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

15 de fevereiro de 2021 (segunda-feira)
Ceará x Fluminense – 18h – Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Sport x Red Bull Bragantino – 20h – Ilha do Retiro, Recife (PE)

Ficha técnica: Goiás x Botafogo

Data e horário: 13 de fevereiro de 2021 (sábado), às 17h
Local: estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

Arbitragem

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG)
Quarto árbitro: Osimar Moreira (GO)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Prováveis escalações

Goiás: Marcelo Rangel; David Duarte (Iago Mendonça), Fábio Sanches e Heron; Shaylon, Breno (Daniel de Pauli), Henrique Lordelo e Jefferson (Rafael Moura); Índio, Fernandão e Vinícius Lopes. Treinador: Augusto César e Glauber Ramos

Botafogo: Diego Loureiro; Kevin, Kanu, David Sousa, Hugo; Bruno Nazário (Luiz Otávio), Kayque (Cícero), Caio Alexandre e Cesinha; Matheus Nascimento e Rafael Navarro. Treinador: Lúcio Flávio