As fortes chuvas que caíram na madrugada desta sexta-feira (12), provocaram alguns estragos na cidade. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Defesa Civil de Goiânia, tem atuado no atendimento às regiões afetadas pelas fortes chuvas.

(Foto: Reprodução)

Na região norte de Goiânia, parte do muro do Aeroporto Santa Genoveva caiu e foi preciso trabalho de reparo. Galhos de árvores também caíram sobre a fiação elétrica. De acordo com dados da Sala de Situação da Saneago, o Rio Meia Ponte tem quase 20 mil litros por segundo no ponto de captação de água para abastecimento da região metropolitana. Ontem à noite a Avenida Perimetral Norte ficou alagada nas proximidades do shopping Passeio das Águas.

Ao todo, oito equipes da Seinfra trabalham em reparos no Setor Jaó, Santo Hilário, Bairro Feliz, Vila Viana, Vila Roriz, Setor Sol Nascente e Parque das Flores. A Defesa Civil, por sua vez, atendeu ocorrências no Setor São José, onde foi registrado 1h30 de alagamento, e no Setor Jaó, com 1h de alagamento, ambos sem vítimas.

Em entrevista o Sinal Aberto II, Marcelos Luz, porta voz da defesa civil, explicou como tem sido o atendimento às regiões mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a capital.

“A Defesa Civil está atuando desde de ontem, durante a noite e a madrugada, fazendo as vistorias. Tivemos agora na Vila Roriz, tivemos na Vila São José também, fazendo as vistorias técnicas preventivas e os relatórios já estão sendo repassados as secretarias que tem responsabilidade para podermos sanar esses problemas”, frisou.

Marcelo Luz também esclareceu o que aconteceu no Setor Jaó. “Tivemos na rua da Divisa e ali não houve problema de escoamento. Houve um transbordamento do leito do ribeirão que passou por cima da via”. De acordo com a Defesa Civil já foi providenciada a contenção da via, que está interditada, “para que não ocorra acidentes”.

Segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), nesta noite choveu 132 milímetros (mm) na Região Norte de Goiânia, na Região Leste choveu 109,2 milímetros (mm) e no Centro (Região da Castelo Branco) o volume das precipitações foi de 93milímetros (mm).

O volume esperado de chuvas para o mês de fevereiro inteiro era de 222,9 milímetros (mm), ou seja, as precipitações de ontem representam 60% do volume total esperado para todo o mês. A título de comparação, desde o início da monitoração do Cimehgo, em Goiânia, foi registrado um volume de 134mm há 49 anos, em 22 de dezembro de 1972; e de 136,6mm há 16 anos, em 9 de dezembro de 2005.

Dados do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) indicam que o temporal que caiu na madrugada provocou um acúmulo de 132 milímetros (mm) de água em seis horas. Em apenas duas horas (entre 21h e 23h), foram 103 mm de chuva forte na cidade. Ainda de acordo com o Inmet, nuvens carregadas se acumulam na região Centro-Oeste, e este deverá ser o cenário durante o final de semana e o Carnaval.

Para solicitar o atendimento da Defesa Civil, basta ligar no 3524- 8190. O telefone está disponível 24h por dia.

Confira imagens dos estragos provocados pela chuva em Goiânia: