Neymar e Danilo atuaram apenas na estreia do Brasil na Copa, na vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia. Lesionados ficaram fora dos jogos contra Suíça e Camarões. Os dois voltaram muito bem nesta goleada sobre a Coreia do Sul. Danilo cumpriu o papel de lateral e às vezes de zagueiro pelo esquerdo. Foi importante para que o esquema 4-3-3 funcionasse.
Leia também:
- Brasil decide no 1º tempo, atropela Coreia do Sul e vai às quartas da Copa
- Fez história! Neymar volta de lesão, faz gol e iguala marca de Ronaldo e Pelé
- Neymar comandou a seleção pelo meio. Não fugiu das divididas apesar do problema no tornozelo. Foi contemplado com mais um gol na cobrança do pênalti sofrido por Richarlison. O camisa da seleção chegou 7 gols em 12 jogos disputados em 3 copas. Chegou 76. Está a um gol de igualar a marca do Rei Pelé, maior artilheiro da história com 77 gols.
O Brasil deu um show de futebol. Foi um chocolate. Com o suporte dos zagueiros-laterais, Militão e Danilo, Vini Jr e Raphinha tiveram ampla liberdade pelos lados. Puxaram o Brasil para ataque com velocidade, leveza e alegria.
O time estava tão leve que no terceiro gol brasileiro marcado por Richarlison, os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva participaram ativamente. Assistência foi do Thiago Silva. Na comemoração os jogadores incluíram até o técnico Tite na dança do pombo. O grupo mostrou que está fechado com o treinador.
No quarto gol feito pelo Paquetá o toque de bola foi envolvente. Com 36’ o Brasil liquidou a fatura. Foi um primeiro tempo inesquecível. Foi o resgate do futebol arte. Goleada convincente!
No segundo tempo, o Brasil desacelerou. Foi um treino de luxo, com direito a um teste de fogo para o goleiro Alisson que fez 4 defesas espetaculares. O técnico Tite aproveitou para rodar o elenco. O goleiro Weverton que ainda não tinha participado do mundial entrou aos 35 minutos no segundo tempo.
O Brasil respondeu com eficiência e arte as críticas que vinha sofrendo porque tinha marcado apenas 3 gols na primeira fase do mundial. Nesta partida diante da Coreia, a seleção mais que dobrou o número de gols. E o mais importante, com a participação efetiva dos atacantes Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Jr.
O Brasil venceu e convenceu. Que venha a Croácia!
Records de Neymar!
Com o gol assinalado na vitória de hoje sobre a Coreia do Sul Neymar chegou a 7 gols em 12 jogos em 3 copas do mundo (2014,2018 e 2022). Igualou o feito de Pelé e Ronaldo que também marcaram gols com a camisa da seleção brasileira em 3 mundiais diferentes. No total já 76 gols com a camisa amarelinha, um a menos do que Pelé. Segundo dados oficiais da FIFA!
Richarlison briga pela artilharia!
Com o gol marcado hoje Richarlison chegou a três gols. Tem 2 a menos que o artilheiro Mbappé da França.
Ao longo da história 5 atletas brasileiros terminaram a competição como artilheiros das copas que disputaram. No mundial de 1950, Ademir Menezes ficou com o troféu de maior goleador com 9 gols marcados; em 1938, Leônidas da Silva foi artilheiro com 7; em 1962, Garrincha e Vavá com 4 e em 2002, Ronaldo fechou o mundial com 8 gols marcados.
Brasil e Croácia
Até agora o Brasil disputou 4 partidas contra a adversária das quartas de final. Foram 3 vitórias brasileiras e um empate. Em copas do mundo são dois triunfos brasileiros. Em 2006, na Copa da Alemanha , o Brasil venceu por 1 a 0 gol de Kaká. Em 2014, no Brasil, vitória brasileira com 2 gols do Neymar e um do Oscar.
Sexta-feira, ao meio-dia será o terceiro confronto em copas do mundo.