A movimentação neste feriado de Sexta-feira Santa, 2 de abril, é bem tranquila em Pirenópolis. É o que garante o secretário municipal de Comunicação, Ronaldo Felix.

“Nem parece final de semana. Está parecendo movimento de meio de semana mesmo. Até menor, porque durante a semana tem o fluxo do pessoal que está trabalhando. Estou aqui na praça da Matriz, o trânsito está tranquilo, não tem muitas pessoas circulando pelas ruas”, relata.

Por conta da pandemia, Pirenópolis seguiu o decreto estadual e intensificou a fiscalização e as medidas para evitar a disseminação da Covid-19. O governador Ronaldo Caiado pediu que houvesse mais rigor e combate às aglomerações que ocorreram no ano passado em cidades turísticas neste mesmo feriado.

Com a flexibilização do decreto 14×14 e reabertura das atividades econômicas, para entrar na cidade é preciso comprovar reserva em um dos estabelecimentos do município. A capacidade foi reduzida para 50% como medida preventiva contra a pandemia.

“Se a pessoa chega sem reserva, a fiscalização vai recomendar que ela encoste o carro e faça a sua reserva. Depois ela vai mostrar a reserva para o fiscal e então conseguir entrar na cidade”, esclarece. “Nosso moradores fizeram um cadastro e recebem um adesivo que cola no carro. Então quando ele passa na barreira com o adesivo, ele já entra direto”, complementa.

De acordo com Ronaldo Felix, as poucas pessoas até agora nas ruas da cidade têm respeitado o uso de máscara e o distanciamento. O decreto prevê multa a pessoa física que desrespeitar as medidas.