A estilista goiana Naya Violeta, fundadora e diretora criativa da marca Naya Violeta, apresentou neste mês de novembro a coleção Encante, no São Paulo Fashion Week. A estilista é a primeira do Centro-Oeste a participar de uma edição do maior evento de moda da América Latina. 

“É uma marca afro afetiva do Cerrado goiano. Nosso slogan é Contém Axé, e quando eu penso uma roupa é uma roupa de proteção, que fala de uma representatividade, de um Brasil que vejo que existe e que por muito tempo foi estancado. É um Brasil colorido, que vibra suas cores, que vive uma identidade de fés, de credos”, explica Naya.

Naya participou do SPFW através do projeto Sankofa, uma iniciativa que apoia empreendedores racializados. “Sinto que é muito pertencimento ter feito isso junto de um projeto de criadores racializados. Sei da dificuldade de ter feito isso na primeira, sendo mulher e mulher preta”, destacou.

A estilista fez questão, ainda, de estrear a primeira peça de roupa na passarela com uma modelo que veste número 44. “Na passarela, a gente entendeu que era o lugar de potencializar ainda mais a pluralidade de um corpo curvilíneo. Teve modelos 42, 44, 46, teve corpos curvilíneos de homens e mulheres que era uma bandeira que tínhamos, uma grande necessidade de explorar a pluralidade de corpos”, reforçou.

Além do reconhecimento do trabalho de Naya, o desfile celebrou os 10 anos de carreira da estilista.

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