Circula Roupas: projeto mostra que é possível alinhar moda e sustentabilidade

O projeto Circula Roupas tem como viés mostrar as possibilidades da moda sustentável. A iniciativa leva em consideração sustentabilidade, e está pautada em três setores principais: o ambiental, o social e o econômico.

No episódio desta quinta-feira (11), a consultora de imagem Luciana Nunes apresentou uma marca autoral goiana, a Novelo Modas, que utiliza técnicas de tingimento natural e reaproveitamento de sobra de tecidos na construção e combinação de novas formas e modelagens para peças de roupas e acessórios únicos.

Mileide Lopes – estilista

A estilista Mileide Lopes explicou que um dos principais conceitos da marca e a arte do “reaproveitar”. “É possível customizar uma peça fazendo alterações como cortar uma barra, acrescentar um detalhe e até pegar uma camiseta que já está desbotada e tingir de outra cor. É importante esse cuidado em utilizar e reutilizar a matéria-prima que já existe na nossa superfície e inovar a partir disso” disse.

Mileide contou ainda como começou a gostar da ideia de tingir peças de forma natural. “O tingimento natural começou com açafrão que minha mãe cultiva no quintal de casa. A partir disso eu comecei a entender que era um pigmento bonito e me apaixonei. Além de ser alinhado com os tecidos naturais como algodão ou seda”, contou.

Feira das Pretas

A Novelo Modas é uma das marcas participantes da Feira das Pretas que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Goiânia. A próxima edição da Feira será realizada nos dias 13 e 14 de novembro, na Semana de Negritude, em Goianésia, e nos dias 20 e 21 de novembro, em Goiânia, no Shopping Bougainville.

Confira reportagem na íntegra:

Leia mais: