Imagina conseguir transformar aquela embalagem de amaciante que você joga fora em um novo brinco ou colar? É justamente isso que a designer Rochelle Silva faz em sua marca de moda Roch Design e Vivências. “O objetivo é trabalhar a moda e a arte de maneira sustentável e regenerativa”, conta.

Rochelle diz que o material facilmente descartado que mais chamou sua atenção foi o plástico, mas a prática de reaproveitamento pode considerar e utilizar outros tipos de objetos. “O plástico foi o material que mais me tocou, mais me interessou”, lembra. 

Dentro da marca Roch Design e Vivências, a designer também oferece à população oficinas e workshops gratuitos. “A gente ensina para as pessoas o desenvolvimento das peças, com embalagens e materiais recicláveis, mas também a expandir o olhar da pessoa para algo novo que ela possa fazer” e continua: “Já tivemos exemplos de pessoas que começaram a produzir algo novo e também que melhoraram o que já produziam”. 

Rochelle Silva também oferece oficinas gratuitas à população.

Esse tipo de trabalho com a população, segundo Rochelle, já contemplou grupos de idosos, crianças, adolescentes e população privada de liberdade. “A gente vem tentando levar todo esse conceito da marca para diferentes públicos. Isso tem nos dado uma alegria muito grande não só de poder construir, mas fazer com que os outros também consigam”, ressalta.

Veja reportagem sobre a transformação de materiais recicláveis:

Leia mais: