A Bélgica se juntou ao grupo de seleções classificadas ao bater a Rússia por 1 a 0, neste domingo (22). O jogo vai bastante brigado e veloz, com as duas equipes buscando o gol e apostando nas jogadas em velocidade. O zero a zero persistiu no placar até os 42 minutos da etapa final, quando Hazard deu assistência e Origi marcou o gol da vitória dos Belgas. O resultado deixa a seleção de Marc Wimots com 6 pontos e classificada para as oitavas de final.
1°Tempo
A partida se iniciou com bastante movimentação. A Bélgica controlava mais a posse de bola e sua presença na área russa era constante. Porém, o time não chegava com perigo real. Os russos não estavam desligados no jogo e ficavam atentos à qualquer erro de posicionamento ou passe para retomar a bola e descer em velocidade para o contra-ataque.
E foi exatamente em um contra golpe armado pela esquerda que surgiu a primeira boa oportunidade. Shatov fez boa jogada e tocou para Fayzulin, que bateu da entrada da área e obrigou Courtois a fazer grande defesa. O lance fez a Bélgica reascender no jogo e responder: Mertens invadiu a área e rolou para Lukaku. A zaga fez o corte providencial na hora h.
Percebendo a disposição da Rússia, os belgas passaram a apostar na velocidade de Mertens pela direita e as principais jogadas saiam dos pés dele. Em duas ocasiões, o atacante adentrou a área Russa mas finalizou para fora, com perigo. Aos 43 minutos, a Rússia desperdiçou a grande chance do jogo. Kokorin cabeceou sozinho da entrada da pequena área para fora.
2°Tempo
O segundo tempo continuou movimentado, porém, com a Rússia igualando a posse de bola e as ações do jogo. A Bélgica já não era tão dona da partida, e aos sete minutos os russos aproveitaram do momento para assustar Courtois. Gushakov tinha liberdade na ponta esquerda da grande área, mas finalizou com efeito muito alto e errou o alvo.
O 0 a 0 insistente no placar passou a incomodar ambos os técnicos, que começaram a fazer alterções. Fábio Capello mandou a campo Eschenko e Dzagoev, enquanto Wilmots foi mais ousado e promoveu as três de maneira rápida. Entraram Vertonghen, Mirallas e Origi. De fôlego renovado, as equipes aceleram ainda mais o jogo.
Aos 38 minutos, a torcida russa prendeu a respiração. Mirallas cobrou falta rasteira e carimbou a trave de Akinfeev. Na volta, a zaga cortou o perigo. O lance animou a Bélgica, que pressionou até o fim e Hazard fez ótima jogada individual e só rolou para Origi soltar a bomba e abrir a contagem: 1 x 0 para os belgas. Com o gol no final, coube à Seleção Belga segurar o placar e garantir sua classificação.
FICHA TÉCNICA
BÉLGICA 1 X 0 RÚSSIA
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22/06/2014
Horário: 13h
Árbitro: Felix Brych – ALE
Assistente 1: Mark Borsch – ALE
Assistente 2: Stefan Lupp – ALE
Gol: Origi 42’ 2T (1-0)
Cartões Amarelos: Glushakov (RUS); AlderWeireld e Witsel (BEL)
BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Kompany, Van Buyten e Vermaelen (Vertonghen); Fellaini, Witsel, De Bruyne, Mertens (Mirallas); Hazard e Lukaku (Origi).
Técnico: Marc Wilmots
RÚSSIA: Akinfeev; Kozlov (Eshchenko), Berezutiskiy, Ignashevich e Kombarov; Glushakov, Fayzulin e Samedov (Kherzakov); Shatov (Dzagoev), Kanunnikov e Kokorin.
Técnico: Fabio Capello