Após 30 dias à frente da liderança da Secretaria Municipal de Educação (SME) da capital goiana, o Conexão Sagres recebe o secretário Rodrigo Caldas, para uma conversa sobre as principais demandas e ações planejadas pela gestão atual.
Durante o episódio especial, que vai ao ar nesta sexta-feira (30), Rodrigo Caldas e a superintendente de Gestão da Secretaria Municipal de Educação (SME), Clarislene Domingos, comentam sobre desafios atuais e metas para a Educação Básica.
Conexão Sagres
A entrevista na íntegra vai ao ar no canal 26.1 da Sagres TV, a partir das 18:00, além disso, no canal do Youtube Sagres TV. Segundo o secretário, atualmente são 111 mil matrículas na rede municipal de educação. Nesse sentido, a Educação Infantil, etapa que envolve crianças de zero a cinco anos de idade, foi apontada como prioridade.
“Hoje temos aproximadamente nove mil crianças que estão fora da rede. A gente sabe que essa é uma fila crescente, mas, diante desse desafio, estamos buscando por outras alternativas”, destacou.
Assista ao programa na íntegra:
Tempo integral
“Nós temos hoje 45 escolas que atendem em tempo integral. Isso é algo que a secretaria também busca, porque o atendimento em tempo integral é mais completo”, ressaltou a superintendente Clarislene Domingos.
Sobre o assunto, o secretário afirma que é possível perceber um aumento no número de escolas em tempo integral e que essa aparece como uma das demandas centrais da gestão.
“Estamos fazendo um estudo para podermos fazer uma ampliação de instituições”, acrescentou o secretário.
Nesse sentido, estima-se que no próximo semestre, duas escolas do município passem a adotar o tempo integral, pautado pela ampliação da carga horária.
Recomposição
Os impactos gerados pela pandemia da Covid-19 na aprendizagem dos estudantes ainda aparece como um dos assuntos centrais nas discussões ligadas à Educação no país. Diante dos prejuízos ainda presentes nas diferentes etapas de ensino, a superintendente da SME aponta processos estabelecidos nesse contexto.
“Nós fizemos um planejamento para fazer uma recomposição de aprendizagem. Em 2023, estamos fazendo o reforço escolar para todas as crianças com necessidade de um atendimento diferenciado”, comenta.
No ponto de vista do secretário Rodrigo Caldas, o desafio principal está relacionado à continuidade de ações em andamento. Segundo ele, é possível citar a formação de professores e os investimentos em estrutura física como pontos de atenção principais.
Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 04 – Educação de qualidade