Ex-deputado federal Luiz Bittencourt afirmou em entrevista exclusiva à Sagres 730 que Goiânia sofre com a falta de planejamento estratégico há anos e isso resulta na falta de mobilidade urbana, impactando a qualidade de vida da população. Segundo ele, a crise do transporte público é um dos resultados da falta de alinhamento na administração pública.

O engenheiro civil é o novo secretário de Infraestrutura de Goiânia e reafirmou que o objetivo dele na pasta é dar continuidade, além de “fazer mais e melhor”. O nome de Luiz Bittencourt foi divulgado neste domingo (3). A posse dele e dos outros escolhidos, já anunciados pelo prefeito em exercício, Rogério Cruz, ocorrerá na manhã desta segunda-feira (4).  Ele é quarto ex-deputado federal escolhido para compor a equipe de Maguito Vilela.

Luiz Bittencourt já foi presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e criticou a falta de planejamento em Goiânia nas gestões anteriores. “Goiânia é uma cidade que durante muitos anos sofre com a falta de planejamento estratégico. Nós não temos instituto de planejamento ou um instituto da paisagem urbana. O que vemos são ações programadas a cada 4 anos que vão em direções diversas, sem um sentido único e progressivo”.

O futuro secretário atribui os problemas no trânsito e a crise no transporte público a essa falta de alinhamento. “O planejamento vai direcionar a prefeitura em todas as direções, mas com sustentabilidade e responsabilidade”, completou.

A ideia, com a entrada na secretaria de Infraestrutura, é seguir uma linha de investimentos com estratégias a médio e longo prazo, segundo Bittencourt. “Já começamos a fazer um levantamento pra descobrir as eventuais potencialidades e as debilidades em diversas áreas. E vamos atuar nesses pontos. Com pequenas e grandes obras em parceria com o governo federal, governo do Estado e junto aos municípios que formam a Região Metropolitana. Nós queremos dar um planejamento estratégico de médio e longo prazo para que o prefeito daqui 10 ou 20 anos possa estar seguindo uma linha de investimentos sucessórios, que vão agregando valor”.

Luiz Bittencourt disse que vai seguir a orientação do prefeito em exercício, Rogério Cruz, e fazer uma vistoria geral em todas as obras em andamento. Será feito um cadastro de prioridades. As obras e estrutura da cidade, como escolas, hospitais e pontes serão classificadas em categorias. “Vamos saber quais estão em andamento, quais funcionando, quais estão em mal funcionamento e quais estão deterioradas. A partir daí, poderemos fazer intervenções”.

Um dos direcionamentos pedidos por Rogério Cruz é: “pequenas obras e grandes soluções”. “São intervenções pontuais nos bairros de periferia, nos pontos de estrangulamento, que possam rapidamente ser solucionados. A população precisa ver que a prefeitura está na porta da casa de cada um”, pontuou.

RELAÇÃO COM ROGÉRIO CRUZ

Luiz Bittencourt foi indicado pelo deputado estadual Henrique Arantes, mas reforçou que já tinha uma boa relação com Rogério Cruz. Ele citou o apoio que teve do prefeito em exercício (na época, Rogério era vereador) em 2014, durante a pré-campanha à prefeitura de Goiânia. “Tenho uma relação de gratidão e de muito respeito. Rogério tem uma difícil missão de levar adiante os projetos dessa chapa. E nós viemos para ajudá-lo nisso”.

As obras de mobilidade iniciadas pelo ex-prefeito Iris Rezende, junto com o dinheiro em caixa deixado pelo antigo gestor servirão de sustentação para esse novo projeto, segundo Luiz Bittencourt.