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O secretário de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura de Goiânia, Dolzonan Mattos, revelou nesta terça-feira (26) que a obra do trecho leste (Praça do Trabalhador até Senador Canedo) da Avenida Leste-Oeste deve começar depois das chuvas, em março de 2019. Em entrevista ao programa Manhã Sagres o secretário informou que vai publicar edital de licitação da obra em julho.
Ele espera emitir a ordem de serviço em novembro, quando então a empresa vencedora da licitação já começaria a instalar canteiros de obra e a preparar o terreno. “Mas obra de terraplanagem só mesmo depois do fim das chuvas, em março”, revelou. A obra será realizada em 24 meses, portanto só deve ser concluída no final de 2020.
Esse trecho da Leste-Oeste custará R$ 70 milhões. Metade dos recursos serão do governo do Estado e a outra metade da Prefeitura, conforme convênio assinado pelo prefeito Iris Rezende e o governador José Éliton nesta segunda-feira (25). O secretário informou que aproveitará esse tempo para as providências legais para encontrar uma solução para o encontro de duas vias expressas importantes, o BRT norte-Sul e a Leste-Oeste, com a Praça do Trabalhador.

“Brinquei com os técnicos que ali seria o encontro do Rio Negro com o Solimões. Precisa de uma harmonia”, disse. Para isso, os técnicos do BRT e da Seinfra vão estudar a compatibilização dos dois projetos para dar melhor funcionalidade naquele local. “Ali tem fluxo grande de linhas de ônibus, tem o Terminal Rodoviário. São pequenos detalhes que precisam dessa compatibilização, uma espécie de coordenação dos dois projetos, a cargo das equipes técnicas para atender aos dois fluxos, tanto da Leste-Oeste quanto o Norte-Sul. Paralelamente o Iphan realiza a obra de revitalização da Estação Ferroviária e da Praça do Trabalhador.

Dolzonan explicou que a Avenida Leste-Oeste passará em frente uma grande rede de lojas de construção, que fica atrás da Praça do Trabalhador, cortará o estacionamento da Câmara de Goiânia, para se encontrar com sua parte já edificada na altura da Rua 74. A avenida, que seguirá da praça até Senador Canedo, terá duas pistas de 10 metros de largura cada, separadas por canteiro central de 4 metros e com passeio público de 3 metros, totalizando 30 metros de caixa de avenida.

O secretário informou que a Prefeitura começa agora a trabalhar na busca de financiamentos para o trecho da parte oeste da avenida, entre a Avenida Castelo Branco até a divisa com Trindade, ainda não edificado. Com extensão de 10 quilômetros, esse trecho custará entre R$ 40 e R$ 50 milhões. “É mais barato, porque não tem tanta intervenção e obra de arte como no trecho leste.”
No entanto, o secretário não tem previsão de início desta última fase da Leste-Oeste que depois de concluída ligará Trindade a Senador Canedo. “O governo do Estado também entrará com 50%, do valor dessa obra, mas quero o empenho garantido, pois não gosta de começar uma obra para deixá-la pela metade, uma responsabilidade que temos de ter perante o governo e a população. Quem paga tudo isso somos todos nós munícipes de Goiânia”.

BRT

O secretário de Infraestrutura confirmou que as pistas de rolamento do BRT, tanto para ônibus quanto para carros, no sentido norte até a Praça do Trabalhador serão entregues até 31 de dezembro. No entanto, ainda restarão as obras de arte, os passeios e os pontos de ônibus. Esse restante só deve ser concluindo no final de 2019. Todo o trecho do BRT, incluindo sul, deve ficar pronto em outubro de 2020. Dolzonan acredita que entre 30 e 60 dias publicará o edital para a licitação do trecho sul do BRT, do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia.