Restaurantes e academias retomaram as atividades nesta quinta-feira (16) em Aparecida de Goiânia. Ontem (15), a prefeitura anunciou a liberação depois que o município retornou ao cenário amarelo de risco da Covid-19, quando cada macrozona fecha apenas uma vez entre segunda e sexta-feira.

De acordo com a diretora de Urgência e Emergência do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida de Goiânia, Amanda Melo, a redução para o cenário considerado moderado se deu pela redução da taxa de incidências da doença, um dos indicadores epidemiológicos da pandemia na cidade.

“A gente está tendo muitos mais casos de pacientes recuperados do que pacientes ativos da doença. Além disso, com o aumento de mais 40 leitos de UTI no município, a gente consegue manter uma taxa [de ocupação] razoável, o que favoreceu com que conseguíssemos passar do cenário laranja para o amarelo”, explica.

De acordo com a diretora, na manhã desta quinta-feira (16), a ocupação total de UTIs no município era de 76%, sendo 64% de leitos de Covid-19. Segundo Amanda Melo, a testagem no município auxiliar no monitoramento da doença. “Estamos fazendo uma ampla testagem. A gente está testando em média entre R$ 1 mil e 1,5 mil pacientes por dia”, afirma. “Isso faz com que a gente consiga realmente enxergar as pessoas que estão doentes e traças estratégias em cima de números reais”, complementa.

Em Aparecida, 49 pessoas são testadas a cada 100 mil habitantes, em média. Atualmente, a letalidade da Covid-19 em Aparecida de Goiânia é de 1,8%. No início do mês, o prefeito Gustavo Mendanha já havia dito que o município está se aproximando do pico da pandemia. Amanda Melo confirma essa previsão.

“Estamos entrando no platô sim, e a gente espera que, até o final do mês de julho e começo de agosto a gente consiga estar dentro do limite já reduzindo esse número de casos e já reduzindo esse nosso número de casos e conseguir respirar mais aliviado”, conclui.

O boletim de quarta-feira (15) apontou 400 novos casos confirmados de Covid-19, mais que os 284 registrados no mesmo período em Goiânia. De acordo com a diretora, isso se deve à redução da demora para conclusão dos exames, o chamado ‘delay’, que caiu de 5 para 2 dias em Aparecida de Goiânia.

Segundo o último boletim, Aparecida possui 5.460 casos confirmados de Covid-19 e 95 mortes. Ainda segundo a Pasta, 4.438 pessoas já se recuperaram e 34.579 mil testes RT-PCR para detecção do vírus já foram realizados.

Clique para conferir o painel da Covid-19 da SMS em Aparecida de Goiânia