O novo escalonamento com um dia a mais de fechamento do comércio nas macrozonas em Aparecida de Goiânia começa neste domingo (5). O prefeito Gustavo Mendanha, que não seguiu o decreto do governo estadual por já ter definido regras próprias para as atividades comerciais no município, acredita que a medida vem surtindo efeito positivo, e que a cidade está prestes a atingir o pico da pandemia.

“Acredito que nos próximos 10, 15 dias a gente vai chegar nesse pico e aí o número de contaminados vai começar a cair, e acredito que a gente vai começar a ter um pouco mais de paz. Mas é importante todos colaborarem”, disse, em entrevista ao jornalista Charlie Pereira, da Sagres.

A determinação do novo escalonamento ocorreu na última terça-feira (30), quando Aparecida atingia o cenário laranja da pandemia, ou seja, alto risco de contaminação. Agora, Mendanha acredita que o município já esteja retornando ao estágio moderado, e promete aumentar o número de leitos para pacientes da Covid-19.

“Estamos entrando já no risco moderado. Estamos com 59% das UTIs ocupadas. É claro que isso nos preocupa, até por isso nós estamos ampliando o número de leitos. Na próxima semana acredito que vamos entregar mais 10. Na outra semana, talvez, mais 30”, calcula.

O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgado neste sábado (4) aponta 3.404 casos confirmados de Covid-19, 61 mortes e 2.319 recuperados. Só ontem (4), foram 103 novos infectados e quatro óbitos.

Ainda segundo a SMS, até as 17h de sábado (4), o município já coletou mais de 23,6 mil amostras de material para realização de exames do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico. Mais de mil pessoas têm sido testadas por dia em Aparecida.

“Estamos trabalhando para ampliar os testes. Aquelas pessoas que estão sendo contaminadas, isolando essas pessoas. Estamos tentando trabalhar o equilíbrio entre realmente manter as pessoas isoladas mas também ter todos os cuidados para evitar a contaminação”, conclui.

Lockdown regional

Nesta segunda-feira (6), o comércio será fechado nas seguintes macrozonas: Buriti Sereno, Cidade Livre, Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso.

Na terça (7): Vila Brasília, Jardim Alto Paraíso, Garavelo e Zona da Mata.

Quarta-feira (8): Garavelo, Zona da Mata, Centro e Expansul.

Quinta (9): Centro, Expansul, Santa Luzia e Papillon Park. Estas duas últimas macrozonas fecham também na sexta-feira (10).

No sábado (11), o comércio só poderá funcionar no município até as 13h, e no domingo (12) fecha o dia todo.

Confira a taxa de ocupação de leitos em Aparecida de Goiânia

? Taxa de ocupação de UTI Adulto (Geral + Covid-19) – Rede pública – 68%
? Taxa de ocupação de UTI Adulto (Geral + Covid-19) – Rede privada – 90%
? Taxa de ocupação de UTI Pediátrica – Rede pública – 20%
? Taxa de Ocupação de UTI por Covid-19 – Rede Pública – 61%
? Taxa de Ocupação de UTI por Covid-19 – Rede Privada – 84%
? Taxa de ocupação total (UTI Adulto e pediátrica – rede pública e privada) – 72%

Confira também o painel da Covid-19 lançado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia na última semana.