O torcedor do Vila Nova está mais tranquilo. O time venceu os dois últimos jogos na Série B e chegou aos 20 pontos, subindo para a 12ª posição. Com os triunfos consecutivos, o time colorado está seis pontos acima do Z-4 e sete pontos atrás do Ceará, último time da zona de acesso para a Série A.
Para os mais otimistas, o Tigrão pode brigar pela ascensão à primeira divisão nacional. Apesar da distância para o G-4, a campanha colorada até aqui é semelhante àquela que quase colocou o clube na Série A, em 2008. Naquela ocasião, o Vila terminou em 6º lugar, com 58 pontos, ficando a cinco da zona de acesso.
Mais do Tigrão:
Vila já tem laudos de liberação para utilização do OBA, falta aval da CBF
Após deixar o Remo, atacante pode pintar no Vila Nova
Campanha de 2008
Há oito anos, o time vilanovense empolgou a torcida. A equipe ficou muito tempo no G-4, venceu o badalado Corinthians e, só não subiu, porque acumulou uma sequência de tropeços na reta final da competição, inclusive perdendo o confronto direto contra o Grêmio Barueri.
Apesar da animação naquela temporada ser maior, a campanha de 2016 não é tão diferente de 2008. Atualmente, a Segundona está na 15ª rodada e o Vila está em 12º, tem seis vitórias, dois empates e sete derrotas, somando 20 pontos.
Há oito anos atrás, na mesma rodada, o Tigrão tinha as mesmas seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas e estava com 23 pontos, três a mais que na atual temporada. Com esta campanha, o time colorado fechou a 15ª rodada na 7ª colocação.
Bem melhor que a última
O torcedor colorado quer esquecer a última vez na qual o clube esteve na Série B. Em 2014, o ano mais negro da história do Vila, o time acabou rebaixado, terminando o campeonato na vice-lanterna, com apenas 32 pontos conquistados.
Na comparação entre 2016 e 2014, o vilanovense tem muito a comemorar. Na 15ª rodada, o Tigrão havia vencido apenas uma vez, empatado duas e perdido 12 partidas. Assim, o Vila Nova somava somente cinco pontos, com um aproveitamento de 11,11%, e estava isolado na lanterna. Para efeito comparativo, neste ano, o time colorado tem o aproveitamento quatro vezes maior que a dois anos atrás, totalizando 44,44%.
Na 16ª rodada, o Vila viaja para Pelotas, onde vai enfrentar o Brasil, no sábado, 16, às 16h, no Estádio Bento Freitas.