Pela primeira vez nesta temporada o Atlético Goianiense entrará em campo em horário alternativo. O time rubro-negro enfrenta o Juventude neste domingo (11), às 11h, no Estádio Alfredo Jaconi em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Diferente de Goiânia onde neste horário a temperatura é alta e a umidade muito baixa, na Serra Gaúcha a expectativa é de 19ºC no horário da partida e umidade de 46%.
Leia também – Atlético-GO e Fernando Miguel com boas lembranças do Alfredo Jaconi
Leia também – Arthur Gomes espera dificuldades com primeiro jogo do Atlético-GO às 11h na temporada
Se o frio não deve ser problema, a equipe goiana precisou se adaptar a uma logística diferente neste final de semana. Depois de uma atividade no CT do Dragão na tarde da última sexta-feira (9), a delegação atleticana desembarcou em Porto Alegre à noite e na manhã deste sábado (10) encerrou sua preparação para o jogo no Centro de Treinamentos do Internacional.
Após o almoço os jogadores e staff do Atlético-GO seguiram viagem, de ônibus, para Caxias do Sul. A distância entre a capital gaúcha e a cidade da partida é de cerca de 130km, período que é cumprido em pouco mais de 2 horas.
Além da logística, o que sofre alteração também é a rotina dos jogadores no dia do jogo e também na noite anterior. Como a partida será realizada às 11h, eles precisam acordar mais cedo, a preleção é realizada com antecedência e o café da manhã servido às 7h30. Porém, não é só no horário que há mudança.
“O cardápio dos jogadores vai ter uma alteração por conta da refeição pré-jogo ser o café da manhã, então temos que garantir que esse café da manhã seja bem reforçado. Desta forma a gente acrescenta batata doce, tapioca com frango, macarrão alho e olho, uma proteína magra como carne moída bem refogada. Tudo isso para que eles tenham opções, precisamos ofertar variedades que vão garantir o aporte energético necessário para a partida. Então além daqueles itens tradicionais do café da manhã, garantimos que eles tenham opções de proteínas e carboidratos bem completos”, explicou a nutricionista do clube, Paola Trevisan, em entrevista à Sagres.
A especialista destacou que essas modificações feitas na refeição pré-jogo dos atletas não interferem na rotina alimentar praticada no dia anterior a partida. Assim como nas rodadas em que o Atlético-GO entra em campo à tarde ou à noite, a ceia deste sábado (10) contará com variedade de sucos, pães, misto quente e até mesmo pizza.
“A refeição de sábado à noite, principalmente a ceia que é a última refeição dos jogadores, ela não sofre alteração porque ela já tem o objetivo de ofertar bastante carboidrato para garantir que o estoque da carboidrato esteja cheio durante a partida. Ela entra como um auxílio do café da manhã, então somadas essas duas refeições, elas irão garantir que os atletas tenham os níveis ideias para a partida”, disse.
Depois dos 90 minutos, há uma recuperação do glicogênio muscular com o consumo de frutas e biscoitos ainda no vestiário. Na sequência, a delegação volta para o hotel onde os jogadores fazem uma refeição completa que, neste caso, será o almoço.
Diferente do que aconteceu nos jogos da Copa Sul-Americana quando viajou com a delegação para cuidar do cardápio dos atletas fora do país, a Dra. Paola Trevisan não está com a equipe no sul do país. No entanto, ela afirma que mesmo de longe mantém contato com o hotel para garantir que tudo saia como planejado na alimentação dos jogadores.
“Nem sempre é possível a nutricionista acompanhar a delegação nas viagens, mas já estou em contato com toda a equipe do hotel e a coordenadora das refeições de lá. Já enviei o cardápio, já retirei dúvidas e mandei as especificações do que pode e não pode, para que não tenhamos nenhum imprevisto e erro grave. Por mais que não acompanhamos a viagem, nós enviamos todas as recomendações e o cardápio para a equipe que estará no hotel”, ressaltou.
A profissional também revelou à Sagres que assim como a comissão técnica, recomenda para que neste caso específico o elenco procure descansar e dormir cedo no dia anterior.