Na edição desta quinta-feira (4) do Sagres Em Tom Maior, o professor de História e Geopolítica, Norberto Salomão, do podcast Sagres Internacional, analisa as tensões entre China e Estados Unidos. Assista a seguir
Tudo porque nesta semana a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visitou Taiwan. O país, que fica em uma ilha a sudeste da China, é tido como um parceiro-chave dos norte-americanos.
No entanto, a China já chegou a ameaçar quem apoiasse a independência de Taiwan. Por outro lado, o professor Norberto Salomão explica que o atrito entre os dois países vem de longa data.
”No auge da chamada Guerra Fria, o mundo conviveu com duas Chinas. A República Popular da China, que era comunista e não tinha reconhecimento internacional da ONU; e Taiwan, antiga ilha de Formosa”, afirma.
Taiwan, por sua vez, já declarou as ameaças da China apenas aumentam o apoio democrático à ilha. O assunto foi tema da edição de número 138 do podcast Sagres Internacional.
Com o presidente Joe Biden, o governo estadunidense já afirmou que apoiaria a independência de Taiwan, e que não admitiria nenhuma interferência militar chinesa.
Confira destaques da coluna Sagres Internacional
Taiwan no cenário das tensões internacionais
Nelson Mandela e o exemplo do esporte como instrumento de transformação social
Nelson Mandela, vida e luta contra o racismo e por justiça social