Vinícius Tondolo
Vinícius Tondolo
Vinicius Tondolo é diretor executivo do Sagres Educa, jornalista do Sistema Sagres de Comunicação, Mestre em Comunicação, docente e especialista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelo curso de formação internacional MAIA

O desafio de se assumir em movimento e se adaptar ao Novo Mundo

Nesta quarta-feira (6), sétimo dia de COP28, em Dubai, o secretário executivo sobre mudanças climáticas da ONU, Simon Stiell, convocou a imprensa para apresentar novas atualizações quanto às negociações que estão em andamento – envolvendo financiamento, redução e recuperação – e abriu espaço para algumas perguntas dos jornalistas presentes.

Em seu discurso, Stiell enfatizou que “boas intenções não reduzirão as emissões pela metade nesta década, nem salvarão vidas neste momento. Só progressos sérios em matéria de finanças poderão produzir resultados de primeira linha”, argumentou. Para o executivo da ONU, a humanidade não pode perder o foco no Global Goal for Adaptation (Objetivos Globais para adaptação) e que apenas 50 países apresentaram planos nacionais de adaptação.

E este ponto foi o que me afetou ao longo do dia: Adaptação! O mundo inteiro pressiona governos para rever modelos, estruturas e práticas. Eu também acredito que não há caminho fora deste contexto (rever, recuperar e adaptar) e o discurso do “reduzir” não ameniza a realidade de ninguém dos 8 bilhões de habitantes do planeta. 

Mas resolvi propor uma visão empática ao processo, mesmo reconhecendo o posicionamento. Imagina se houvesse uma conferência global exigindo uma mudança drástica e imediata de comportamento… O que você faria? Em quanto tempo implementaria essa mudança? E quanto te custaria? 

Pense em uma vida sedentária, desalinhada com as metas do ODS 3 (Saúde e Bem Estar), baixa qualidade de alimentação e você precisa treinar cinco dias na semana por orientação. Você resiste, tenta negociar uma transição ou assume de vez? Começa pela ciência, faz um check up completo, um acompanhamento alimentar e investe em um profissional de educação física (personal trainner ou até mesmo uma academia) e a partir daí tudo vai depender também de VOCÊ.

O exemplo é simples, mas pode ser útil para analisarmos o cenário. Já imaginou se suspendêssemos toda e qualquer produção de energia a partir de combustíveis fósseis? O que faríamos com toda essa estrutura baseada em petróleo?

Em uma de suas leis, Isaac Newton já determinava: O objeto que está parado tende a permanecer parado. O objeto em movimento, tende ao movimento. Precisamos nos adaptar e nos acostumar com o movimento. Talvez esteja mais lento do que esperamos e por isso precisamos acelerá-lo, mas acima de tudo, precisamos ter COMPROMISSO com o movimento que aqui vou chamá-lo de SUSTENTABILIDADE.

Comece, seja e contagie o movimento que o planeta precisa.

[COP À COP]

– CONTRATANDO – Equipe da ONU para Mudanças Climáticas e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente realizaram evento na COP28 para falar sobre oportunidades de carreira em ambas as organizações e dentro do sistema mais amplo da ONU. Você pode acompanhar pelo canal do Youtube

DIA DE DESCANSO – Após sete dias de intensas atividades na COP28, na Expo Dubai 2020, não há programação de atividades nesta quinta-feira (7). As negociações serão retomadas na sexta e no sábado, encaminhando o encerramento da edição de 2023.

EDUCAÇÃO – As atividades serão retomadas na sexta (8) com um dia dedicado a iniciativas ligadas à Educação.   

Mais lidas:

Leia também: