Foto: Divulgação/Seinfra

A Prefeitura de Goiânia promete, para os próximos dias, a retomada da construção do viaduto que vai ligar o Setor Universitário ao Jardim Novo Mundo, na região leste da Capital. Lançada em setembro do ano passado, a obra dependia de uma autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) já que transpõe a BR-153. Com a liberação em mãos, o secretário municipal de Infraestrutura, Dolzonan Matos, projeta o reinício dos trabalhos.

“O que está faltando é a publicação no Diário Oficial da União. A previsão é que nós iniciemos no dia 17”, afirma. 

Orçada em cerca de R$ 7,5 milhões, a construção do viaduto vai interligar a Rua 117 à Avenida Rio Preto. “É mais uma opção de travessia da BR-153. Nós vamos ligar o Setor Leste Universitário ao Novo Mundo. Além de valorizar toda a região do Setor Leste Universitário e do Setor Novo Mundo, em termos de mobilidade urbana vai melhorar significativamente, vai aliviar muito o Eixo-Anhanguera e, possivelmente, na região da entrada para o Parque das Laranjeiras”, avalia. 

Apesar de ser construída sobre uma via que chega a receber um fluxo de 70 mil veículos por dia, Dolzonan Matos garante que os impactos da obra serão minimos sobre a BR-153. “A estrutura metálica é um vão livre. Não vamos ter pilares centrais. A intervenção vai ser por um curto espaço de tempo. Vai ser apenas de 30 minutos para que os guindastes possam içar as vigas. Trinta minutos em um dia, 30 minutos no outro, como das 10h da manhã, com pouco tráfego, seria um engarrafamento na ordem de 2 quilômetros”, analisa. 

A nova previsão para a entrega do viaduto da Enel, que é como a obra está sendo apelidada, é para 180 dias.