A edição 2025 da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) atingiu esta semana a marca de 4.000 escolas inscritas, em 1825 municípios, cerca de um terço das cidades do país.
A maior parte das escolas são do estado de São Paulo, que já tem 550 inscritos. O Rio de Janeiro tem 364 inscritos, seguido de perto pelo Ceará, com 348 instituições, e pelo Piauí, com 333.
Em sua edição de 2024 a competição premiou 182 professores e gestores, com prêmios em títulos públicos no valor de R$8.000,00, além de 2 escolas por estado, que receberam jota didáticos para equipar laboratórios, bibliotecas e outros espaços.
“A OLITEF representa um marco significativo na promoção da educação financeira no Brasil, uma ferramenta poderosa para conectar a matemática ao dia a dia das nossas crianças e jovens, gerando um efeito transformador. Nós do Tesouro Nacional, promotores do programa Tesouro Direto, estamos orgulhosos dos resultados alcançados e comprometidos em continuar apoiando a educação financeira em todo o país” afirma por nota o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
A primeira edição da OLITEF, realizada em setembro de 2024, contou com a participação de mais de 546 mil alunos de 2.234 cidades, equivalente a 43% dos municípios brasileiros. Em 2025, a prova será realizada no dia 9 setembro e já está com as inscrições abertas, de forma gratuita através do site olitef.com.br.
Em 2025 a competição expandirá a participação, com categorias para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Todos os estudantes cadastrados pelas escolas na plataforma da OLITEF terão acesso gratuito ao material preparatório, aos resultados da prova e poderão emitir certificado digital de participação. Nas próximas semanas haverá também simulados preparatórios disponibilizados para as escolas inscritas.
“Acreditamos no potencial das competições acadêmicas para engajar alunos e professores de forma simples e inovadora. Para que sejam saudáveis, a preparação é essencial — e os simulados cumprem um papel central nesse processo. É bastante desafiador participar de uma olimpíada sem ter tido contato prévio com o conteúdo que será abordado na prova, e é exatamente aí que o simulado entra. Também oferecemos trilhas e conteúdos exclusivos para apoiar os professores na preparação dos estudantes”, explicou à Agência Brasil Cristina Diaz, CEO da Upmat Educacional, que atua na organização da Olimpíada.
A OLITEF é uma iniciativa nacional gratuita realizada pela B3 e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), é organizada pela UpMat Educacional com apoio do Ministério da Educação (MEC), Banco Central, Consed e UNDIME. As próximas fases, com inscrição aberta até 01/09, e provas em 08/09. O calendário completo pode ser conferido em https://www.olitef.com.br/cronogramaa-2025 .
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais
Projeto ensina educação financeira e fiscal de forma lúdica e atrativa
Provas do Enem 2025 serão nos dias 9 e 16 de novembro
Escritora reimagina as cantigas de roda com humor e brasilidade