A forte onda de calor que impacta o Sul do Brasil desde o início de fevereiro vai persistir até quarta-feira (12), com temperaturas podendo ultrapassar os 40ºC no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 38ºC e 40ºC, levando a medidas como a suspensão das aulas pelo Judiciário.
Além disso, uma nova onda de calor se forma no Sudeste e no Nordeste, com previsão de durar entre os dias 12 e 18 de fevereiro, segundo a Climatempo. O Sudeste do Brasil pode registrar recordes de calor para 2025. Confira as previsões para as capitais:
- São Paulo: Apesar de não estar diretamente na onda de calor, pode chegar a 34ºC ou 35ºC entre quarta (12) e quinta-feira (13).
- Rio de Janeiro: A cidade pode atingir 38ºC ou 39ºC, com algumas áreas do estado chegando aos 40ºC.
- Belo Horizonte: Entre quinta (14) e sexta-feira (15), a temperatura pode alcançar 34ºC ou 35ºC.
- Vitória: Os termômetros podem registrar 36ºC ou 37ºC nos dias mais quentes.
A nova onda de calor no Brasil vai impactar regiões que vão do Vale do Paraíba (SP) até o Leste do Piauí e o interior de Pernambuco, com temperaturas 5ºC a 7ºC acima da média para fevereiro.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 15 – Vida Terrestre
Leia também: