A organização não-governamental (ONG), Proteção Animal Mundial, que atua em prol do bem-estar animal, lançou um Guia de Consumo Consciente. O material tem o intuito de ajudar os cidadãos a entender como ações simples realizadas diariamente podem ter um enorme impacto na vida de bilhões de animais que servem de base para produtos alimentícios.

O gerente de Agropecuária Sustentável da ONG Proteção Animal Mundial, José Rodolfo Ciocca, afirma que a produção do guia foi desafiadora, já que cerca de 66% da população brasileira não sabe a forma que os alimentos são produzidos, principalmente os que possuem origem animal. “Queremos mostrar que tudo que você consome gera um impacto podendo ser positivo ou negativo”, afirma.

Ciocca explica que existem estudos que mostram que os alimentos produzidos atualmente são suficientes para atender a demanda da população em 2050. O problema está em relação ao que é de fato consumido e ao que é desperdiçado.

“Estima-se que de 30 a 40% do que é produzido não chega ao estômago da população e esse é um ponto que precisa entrar em reflexão, pois o consumo consciente envolve também essa redução de percas”, esclarece.

O gerente de Agropecuária Sustentável ainda esclarece o que significa o conceito de bem-estar animal. Segundo ele, o termo está relacionado a como o indivíduo se adapta ao ambiente em que vive.

“Em um sistema de criação o animal precisa ter a capacidade de expressar os comportamentos naturais da espécie. Por exemplo, um frango precisa se empoleirar, ter os momentos de luz e escuro, bicar e ciscar. Essas questões envolvem o comportamento natural e com isso acaba satisfazendo as questões físicas e psicológicas do animal”, argumenta.

Confira na íntegra a entrevista com José Rodolfo Ciocca no Tom Maior #90