Sagres em OFF
Rubens Salomão

ONG pede que Brasil ‘lidere a COP 30’ pelo exemplo e critica manutenção de investimentos em petróleo

Relatório da organização não governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) avalia demandas no Brasil e o papel de exemplo do país como sede da COP 30. O documento afirma que as medidas de proteção ambiental capitaneadas pelo governo federal em 2024, em meio a enchentes e queimadas históricas, contrastam com a intenção do país em seguir investindo “bilhões de reais em combustíveis fósseis”. A ONG conclama o país a “liderar a COP 30 pelo exemplo”, em referência à Conferência do Clima das Nações Unidas marcada para novembro deste ano em Belém, no Pará.

Ainda de acordo com a entidade, a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos torna “ainda mais urgente” que o Brasil assuma o protagonismo da luta contra as mudanças climáticas e pela defesa dos direitos humanos. O que, segundo a HRW, passa por cessar a pesquisa na área de fontes de energia não renovável. “O governo Lula deveria fazer a sua parte para limitar o impacto devastador das mudanças climáticas sobre pessoas e comunidades. Iniciando imediatamente uma eliminação gradual e justa dos combustíveis fósseis e ampliando as proteções para as florestas e os povos que dependem delas para sobreviver”, diz a organização.

A publicação de 2025 é a 35ª edição do relatório mundial anual da Human Rights Watch, que analisa a situação dos direitos humanos em mais de 100 países e territórios em todo o mundo ao longo do ano anterior. No capítulo dedicado ao Brasil, a HRW analisa temas como abusos policiais e segurança pública. Além da defesa da democracia, direitos da infância e liberdade de expressão.

exemplo brasil cop 30 balém pará
Foto: Belém (PA) 13/12/2024 – Propaganda da COP 30 no saguão de embarque do Aeroporto Internacional de Belém. (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Exemplo

O relatório cita todos esses temas, mas dá ênfase maior à cobrança ambiental – que mereceu, inclusive, um texto à parte da organização. A ONG cita que o país reduziu o desmatamento em 31% entre agosto de 2023 e julho de 2024, se comparado aos 12 meses anteriores.

Medidas

Ao mesmo tempo, realça que o Brasil “contribui para a crise climática como um dos 10 maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo”. A HRW cita a decisão do Ministério da Agricultura de desenvolver um sistema de rastreabilidade do gado. “Em resposta a uma lei da União Europeia que restringe a venda de vários produtos ligados ao desmatamento, incluindo carne e couro”.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.