Único jogador do Goiás a participar de todas as 37 rodadas desta Série B, o goleiro Tadeu foi uma constante do time no quinto acesso do clube à elite do futebol nacional. Insubstituível no gol esmeraldino, e considerado pelos comentaristas da Sagres como o melhor jogador da equipe nesta temporada, o camisa 1 alviverde viveu um ano especial em 2021.

O goleiro mais vazado do Campeonato Brasileiro em 2019 e 2020, Tadeu recebeu avaliações mistas nas duas primeiras temporadas na Serrinha. Elogiado no primeiro ano, decisivo com suas defesas, manteve números parecidos no segundo ano, porém uma instabilidade e a má fase do time custaram a sua titularidade na reta final da Série A.

Em 2021, retomou o protagonismo na meta alviverde e a sua participação, decisiva para o retorno à primeira divisão nacional, significou a redenção de sua carreira no Goiás. Líder da melhor defesa do campeonato, com 29 gols sofridos em 37 jogos, também se tornou o goleiro com mais partidas (16) sem ser vazado na Série B.

Leia também

129 jogos depois, aos 29 anos, e ainda com mais duas temporadas de contrato com o Goiás, Tadeu definitivamente se consolidou como o dono da camisa 1 esmeraldina. Segundo José Carlos Lopes, “o Tadeu está no top 6 da história dos goleiros esmeraldinos, uma galeria que reúne privilegiados como Harlei, Edson, Eduardo, Kleber, Amauri e, claro, o Tadeu”.

“Fez um campeonato diferenciado: no começo, quando a defesa do Goiás precisou trabalhar muito, no período do Pintado, com o time ainda buscando um padrão de jogo, fez a diferença. Foi um grande goleiro e está entrando para a história com esse acesso muito importante. O Goiás subiu e o Tadeu tem tudo a ver com o acesso à Série A”, completou.

Já para André Isac, “o Tadeu, primeiramente, é um fenômeno. No Brasileiro de 2019, foi o mais vazado da competição e eleito por muitos na mídia nacional como o melhor do campeonato, e com justiça, pelas defesas que fez. Os gols tomados pelo Goiás não foram culpa dele. De novo o mais vazado em 2020, até que enfim em 2021 teve um time equilibrado para jogar”.

“Quando foi exigido, acabou ajudando demais o Goiás nessa Série B. O time teve problemas de regularidade e às vezes teve momentos de instabilidade, mas ele estava sempre atrás para segurar as pontas. O Tadeu fez um baita campeonato e tem de ser mantido para o ano que vem”, acrescentou o comentarista.

Evandro Gomes, por sua vez, ressaltou que “a importância do Tadeu na campanha do Goiás é total. Não tenho nenhuma dúvida de que é o melhor jogador do time, e não é de hoje. Apesar dos anos em que foi o mais vazado, fez defesas milagrosas e essas mesmas defesas praticou agora na Série B, garantindo pontos importantíssimos na caminhada de volta à Série A”.

“O Tadeu é um goleiro que não leva frango e que comete poucas falhas. Ainda tinha um problema na saída com os pés, o que tem aprimorado e já notamos uma melhora nos últimos jogos. Vejo nele um dos maiores responsáveis por grandes vitórias do Goiás neste Campeonato Brasileiro e, repito: é o melhor jogador da equipe”, finalizou.