O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) firmaram, na quinta-feira (19), uma parceria para impulsionar informações e conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.

O memorando foi assinado, então, pela representante residente do PNUD no Brasil, Katyna Argueta, e pela presidente executiva interina do Fonplata, Luciana Botafogo. Segundo o PNUD, o foco da parceria das instituições é cooperar para diminuir “os impactos da mudança climática e a igualdade de gênero”.

Desta forma, o documento de cooperação assinado pelas duas instituições prevê atuação conjunta em suporte técnico nos projetos do Fonplata e na troca de informações sobre políticas para mulheres. Além disso, no suporte técnico que o PNUD Brasil dá aos estados e municípios. 

Parceria

Na ocasião da assinatura, as representantes das instituições ressaltaram a importância da parceira. Para a presidente do Fonplata, Luciana Botafogo, o PNUD pode garantir que as intervenções do Fonplata estejam bem feitas em relação à sustentabilidade. Já a representante do PNUD Brasil, Katyna Argueta, disse que o banco pode contribuir substantivamente no Brasil e na região.

O objetivo da parceria é “apoiar projetos sustentáveis nos municípios brasileiros e de seus países-membros” do Fonplata. Pois o banco de desenvolvimento é uma entidade financeira que surgiu por meio do Tratado da Bacia do Prata e reúne Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Segundo o PNUD Brasil, a instituição é responsável por financiar pequenos e médios negócios. Mas ainda apoia projetos em áreas rurais e de fronteira, com o objetivo de promover a integração entre os países-membros.

Leia mais: