Depois da pandemia da Covid-19 o que esperar de um novo ano letivo depois de ter vivenciado em sala de aula um período que foi tão prejudicado e com inúmeras mudanças à vista? Muitos professores tiveram de reavaliar seus planos de aula e suas estratégias de educação para 2023.

Um levantamento da consultoria Vozes da Educação elencou uma série de competências que o educador do futuro precisa ter. Dentre elas, ele precisa dominar tecnologias, saber mediar conflitos e trabalhar em equipe, desenvolver competências socioemocionais e boa comunicação, planejar e administrar o tempo e engajar a comunidade escolar. 

Além das competências citadas, essenciais para qualquer professor, outras se mostram bastante necessárias no contexto atual, marcado pela recomposição de aprendizagem após um período de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19. Há ainda habilidades relacionadas a tendências atuais.

Confira alguns temas indicados para ficar de olho em 2023: 

Ferramentas tecnológicas

A pandemia deixou um legado em relação ao uso das tecnologias em sala de aula. Cada vez mais, os professores precisam dominar as novidades tecnológicas para trazer experiências diferentes e engajar os alunos.

Habilidades socioemocionais

O tema, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial para professores de qualquer nível de ensino.

Direitos humanos

Trabalhar temas ligados à diversidade e ao combate aos preconceitos se torna cada vez mais necessário para promover a cidadania e o pensamento crítico dos estudantes.

Meio ambiente

Assuntos ligados ao meio ambiente podem aparecer em qualquer etapa de ensino e em qualquer disciplina e ser trabalhados de forma transversal.

BNCC

A Base já deveria estar implementada em todas as escolas brasileiras, mas muitos professores ainda não tiveram formação suficiente sobre ela.

Recomposição de aprendizagem

O ano de 2023 ainda será marcado pela recomposição de aprendizagem. Os docentes podem se aprofundar em técnicas para aplicar em sala de aula.

Alfabetização

Com a pandemia de Covid-19, a alfabetização foi altamente impactada. Hoje, é comum encontrar crianças em anos mais avançados, como 4º ou 5º ano, sem estarem completamente alfabetizadas. Professores, antes não acostumados com essa etapa do ensino, agora precisam trabalhá-la.

Metodologias ativas

Estratégias que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem constituem outro tema bastante em alta, sobre o qual muitos professores já têm buscado formações.

Avaliação 

Durante toda a carreira, é essencial que os professores se atualizem sobre técnicas de avaliação, tornando suas práticas cada vez mais diversas e focadas na aprendizagem. 

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