O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lançou a campanha Escuta Digital sobre o Racismo para combater a discriminação racial. Durante os dias 3 e 10 de março pessoas que tenham sofrido ou enfrentam casos de racismo podem dar seus depoimentos de forma anônima, ou não, por meio de formulário online.

Os relatos serão divulgados nas plataformas digitais da ONU Brasil @ONUBrasil entre os dias 21 e 25 de março, marcando o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março) e o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos (25 de março).

Evento com brasileira

Entre outras atividades para marcar a data, a Assembleia Geral das Nações Unidas está organizando um evento no dia 27 de março com a brasileira Djamila Ribeiro, que tem usado o a educação para lutar contra a discriminação de afrodescententes no Brasil.

Vencedora do prêmio literário Jabuti 2020, Djamila é autora do livro Pequeno Manual Antirracista, que tem sido usado em escolas de todo o país. O evento será transmitido ao vivo, em inglês, na TV da ONU.

Leia mais: