O Defesa Civil Alerta é o projeto-piloto do Governo Federal para criar o sistema de alertas contra desastres no país. Lançado na quarta-feira (7), em Brasília, a iniciativa tem a participação inicial de 11 cidades: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

O sistema de alerta em desenvolvimento é do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e quatro operadoras de telefonia. Assim, os alertas serão emitidos com um aviso sonoro pela rede de telefonia celular. 

Na fase de testes não haverá cadastro prévio, apenas o envio da mensagem de risco iminente de desastres naturais para os residentes em áreas de riscos das 11 cidades. Segundo o ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, a tecnologia é brasileira e, portanto, o país poderá futuramente oferecer o sistema a outros países do mundo.

“A partir do momento em que vamos adotar uma tecnologia que é uma das mais avançadas do mundo – poucos países têm -, o Brasil vai passar a ter uma outra postura. Inclusive, seremos capazes de oferecer essa tecnologia para outros países da América do Sul e da América Latina que também vivem essa realidade e não dispõem dessa tecnologia”, disse.

Fase de testes

Os testes começam no dia 10 de agosto nas 11 cidades selecionadas. As pessoas vão receber mensagem de texto em casos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo, por exemplo. A mensagem será entregue mesmo em aparelhos em modo silencioso.

Às 15 horas do sábado, um teste simultâneo será realizado nas 11 cidades. “Os celulares das pessoas vão tocar, vão vibrar. Então, nós vamos silenciar um capítulo novo na política de prevenção e alerta precoce na história do Brasil”, afirmou Paulo Pimenta.

O sistema não atende celulares com 3G. Por isso, a cobertura é para aparelhos com tecnologia Cell Broadcast de tecnologias móvel 4G ou 5G. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, então, aparelhos lançados a partir de 2020, em geral, são compatíveis com o Defesa Civil Alerta.

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: