Foto: Johann Germano/Sagres On

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (2) as Operações Conduta de Risco I e II. O objetivo é combater atos de corrupção praticados por servidores públicos que atuam como fiscais nos SIFs (Serviços de Inspeção Federal) localizados em frigoríficos de cidades do interior de Goiás. 

De acordo com a PF, cerca de 100 policiais federais cumprem 21 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal de Goiás, nos municípios de Goiânia, Goianira, Mozarlândia, Santa Fé de Goiás, Uberlândia/MT, Frutal/MG, Ponta Porã/MS e Votuporanga/SP. 

De acordo com as investigações, fiscais agropecuários que desempenham atividades nos SIFs localizados nos frigoríficos de Mozarlândia e Santa Fé de Goiás, juntamente com outros agentes sanitários que auxiliam nos trabalhos de fiscalização, recebiam mensalmente vantagens indevidas pagas pelas empresas fiscalizadas. 

A polícia apurou ainda que os pagamentos eram feitos desde o ano de 2012 através de contas bancárias dos investigados ou de pessoas ligadas a eles. Um dos fiscais passou a receber as vantagens indevidas em espécie diretamente na sede do grupo econômico de um dos frigoríficos investigados. 

Ainda segundo a PF, a operação também tem como objetivo produzir provas para identificar autores dos atos de corrupção ativa praticados pelos responsáveis ou representantes das empresas fiscalizadas.