(Foto: Arquivo / Divulgação)
Um esquema criminoso formado por bombeiros militares está sendo investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MP-GO). A Operação Desconformidade, realizada nesta terça-feira (19), apura fraudes na certificação de segurança contra incêndio e pânico emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO).
O esquema inclui membros do alto-comando da corporação, que burlavam o regulamento normativo, emitindo Certificados de Conformidades (Cercons) para empresas e empresários que não cumpriam as normas e protocolos de segurança. Segundo o MP-GO, está sendo cumprido cinco mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão em empresas, residências e instalações militares, incluindo no prédio do Comando-Geral do CBM-GO.
De acordo com o Ministério Público de Goiás, o grupo recebia vantagens financeiras e valores destinados a construções e reformas nas unidades militares, além disso, o órgão apura a aquisição de bens utilizados para publicidade e marketing em eventos promovidos pela instituição. Segundo o orgão, shoppings e centros comerciais, em várias regiões da capital, tiveram seus os certificados emitidos irregularmente.
*Informações do Ministério Público de Goiás (MP-GO)