A Polícia Militar e a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo – RMTC estarão implementando os trabalhos em conjunto, já realizados em todos nos terminais de ônibus da capital.
As ações que visam trazer segurança e tranquilidade aos passageiros de ônibus urbanos de Goiânia, realizada, principalmente, por meio da Operação Saturação nos terminais, será agora complementada com a distribuição de materiais impressos com orientações aos usuários dos transportes coletivos.
As cartilhas contem dicas de segurança de fácil aplicação e que são muito úteis para dificultar a ação dos marginais. O material também contém o número dos telefones operacionais das viaturas que trabalham nas regiões. Recentemente o envio de um sms a um destes telefones resultou na detenção de um homem armado dentro de um ônibus coletivo.
A Operação Saturação nos Terminais consiste em orientações educativas dentro de terminais e plataformas e a abordagem e identificação de pessoas que apresentem atitudes suspeitas. Ao todo, 15 mil cartilhas foram produzidas contendo dicas de como os passageiros, funcionários, pessoas de forma geral, podem se prevenir.
A distração é a atitude que mais caracteriza a vítima ideal para os delinquentes, sendo a ostentação de objetos de valor uma das principais causas das ocorrências. Dados consolidados mostram que 91 casos de vandalismos foram registrados nos terminais e pontos de apoio durante o mês de junho deste ano. Do total, 16 casos ocorreram apenas no Terminal Bandeiras, seguido pelo Maranata, com 11, e o Padre Pelágio, com oito ocorrências registradas.
Os trabalhos foram intensificados nesta sexta-feira (31), no Terminal Isidória.