Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesta segunda-feira (11), a operação Viagem Segura, que inspecionou transportes escolares em Anápolis. Segundo a PRF, a ação reprovou 45 dos 47 e registrou 87 infrações para as vans e ônibus abordados. A fiscalização ocorreu em pontos estratégicos de bloqueios nas BRs 060, 153 e 414, locais que têm grande circulação de transporte escolar.

A operação deve passar por vários municípios de Goiás. O objetivo é checar as condições dos veículos para combater irregularidades que provocam acidentes. Segundo a PRF, os veículos abordados puderam transportaram os alunos até seus destinos, colégios e faculdades, e em seguida foram conduzidos até a Unidade Operacional, onde foram inspecionados.

Anápolis recebe alunos de pelo menos 16 cidades próximas ao município. Em um dos ônibus abordados, que percorre cerca de 80 km diariamente, a PRF observou irregularidades como sistema de iluminação estragado, tacógrafo (aparelho que serve para registrar distância percorrida e velocidade) não operava de forma correta, falta dos cintos de segurança, falta da autorização para transporte escolar, além da falta de retrovisores.

Em outros casos foram detectadas irregularidades como pneus lisos, para-brisa trincado e extintores vencidos, infrações que variam de leves a gravíssimas. Segundo a PRF, a falta de inspeção semestral no veículo, motoristas sem curso específico para o transporte escolar, falta do dispositivo de retrovisores e o não uso do cinto de segurança foram as infrações mais anotadas.

Os veículos foram autuados e têm uma semana para regularizarem as observações. Alguns veículos, em situações mais críticas, foram detidos e só serão liberados após cumprirem todas as exigências anotadas na abordagem policial.

O inspetor Newton Morais ressalta que no início do período escolar de 2019, a mesma operação foi realizada reprovando metade dos veículos fiscalizados. A expectativa para essa segunda ação era que esses números fossem reduzidos.

*Com informações da Polícia Rodoviária Federal