Foi protocolado e está em análise na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) o projeto que visa a reestruturação da Orquestra Sinfônica de Goiânia. O reajuste salarial para os músicos é um dos temas da proposta entregue pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Na Sefin, o projeto segue para estudo e avaliação do impacto financeiro para os cofres municipais. Posteriormente, deverá ser encaminhado para apreciação na Câmara Municipal.

“Desde quando a Orquestra foi fundada, nunca passou por uma reestruturação com reajuste dos salários, e é fundamental que isso aconteça”, afirma o secretário de Cultura Zander Fábio.

Criada em 1993 pelo Maestro Joaquim Jayme, a Orquestra Sinfônica de Goiânia possui uma orquestra profissional, composta por 75 músicos instrumentistas, e coro profissional de 44 músicos cantores, além dos grupos formativos que trabalham no aperfeiçoamento das habilidades técnicas de estudantes de música e de programas educacionais direcionados a crianças e adolescentes, por meio dos cursos em formação musical oferecidos pela Rede Municipal de Núcleos Musicais.

Atualmente, a Orquestra promove, em média, 100 apresentações na cidade, sempre de forma gratuita. Todos os profissionais são músicos com formação superior.

Leia mais