Pacientes com Covid-19 internados no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap) têm mais uma opção de terapia disponível. A unidade de saúde do município, gerida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), adquiriu dez capacetes Elmo, equipamento de respiração não invasivo que pode ser utilizado em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Dois pacientes com Covid-19 internados na enfermaria no Hmap já estão fazendo uso do Elmo, com excelente resposta, de acordo com a unidade de saúde. Entre as vantagens do capacete criado no Ceará estão a oferta de oxigênio em maior concentração – fundamental na recuperação das pneumonias provocadas pela doença – e a redução da dispersão de aerossóis com carga viral pelos pacientes, o que diminui a contaminação das equipes assistenciais.

Segundo o Hmap, o Elmo deve ser utilizado na fase inicial dos sintomas de dispneia, falta de ar e outros tipos de incômodos respiratórios, pelo maior tempo possível, e em geral é retirado somente para que o paciente possa dormir. Além disso, permite a dieta oral líquida, a interação com a equipe assistencial e a comunicação com a família por meio do telefone celular.

De acordo com o painel da Covid-19 disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aparecida já registra 50.535 casos de Covid-19, sendo 240 nas últimas 24 horas, além de 772 casos ativos. As mortes no município somam 726. São 49.037 recuperados e 212.715 testes realizados.

Na rede pública, a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 91% e de 100% na rede privada.