O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus de Aparecida de Goiânia em reunião na tarde desta sexta-feira (5/3) avaliou a volta do isolamento social intermitente por escalonamento regional de acordo com a Matriz de Risco da Secretaria de Saúde de Aparecida. Esse método foi aplicado na cidade em junho de 2020.

Está ainda em vigor, o decreto municipal publicado no dia 1º de março. Conforme a publicação, o comércio não essencial deve ficar fechado. A validade do decreto termina na segunda-feira (8) e até lá, um novo documento de prorrogação, flexibilização ou com mudanças nas restrições deve ser publicado.

Este modelo de isolamento social intermitente tem quatro cenários – verde, amarelo, laranja e vermelho e é aplicado por macrozonas – Aparecida foi dividida em 10 regiões. No cenário verde/estável, cada macrozona fechou uma vez por semana de segunda a sexta. No amarelo, de risco moderado, todas as macrorregiões fecharam também aos domingos. No cenário vermelho, considerando 14 dias (duas semanas), a cidade tem o comércio fechado regionalmente por 10 dias, ficando apenas 4 dias abertos, de modo intercalado.

Além da volta do escalonamento regional, Aparecida também avalia adotar o toque de recolher a partir das 20 horas.

Em relação ao transporte público, o Comitê de Aparecida avaliou a proposta da Federação do Comércio do Estado de Goiás em paralisar o sistema de transporte coletivo e que cada empresário possa viabilizar o transporte dos seus funcionários. Todas as decisões serão encaminhadas para discussão com as demais cidades da Região Metropolitana.