Foto: Reprodução

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, aconselhou que pais de meninas fujam do Brasil. A declaração foi dada nesta sexta-feira (15) em entrevista à rádio Jovem Pan. 

“Se eu tivesse que dar um conselho para quem é pai de menina, mãe de menina: foge do Brasil”, afirmou. “Você está no pior país da América do Sul para criar meninas.” 

A ministra atribuiu o dado a “pesquisas” que mostram elevados índices de casos de abuso e violência sexual no país. “O abuso sexual de meninas no Brasil é uma realidade”, disse. “Estamos com um número absurdo de meninas sendo abusadas.” 

Embora tenha aconselhado a fuga do Brasil, Damares Alves, antes de ser nomeada ministra, afirmou que especialistas da Holanda defendiam que meninos deviam ser masturbados desde os 7 meses de vida, para que eles pudessem ser adultos sexualmente saudáveis. As declarações ganharam forte repercussão e repúdio no país europeu. 

“Na Holanda, eles distribuem uma cartilha para os pais, na qual são ensinados como massagear sexualmente suas crianças”, disse em um vídeo feito em 2013 e que circula entre os noticiários. 

Ainda na entrevista desta sexta-feira (15), a ministra defende que o problema seja atacado com uma revolução cultural. “Mas uma revolução cultural mesmo, lá na escola. Não adianta eu fazer só repressão. Vamos ter que trabalhar com uma mudança de comportamento no Brasil, de proteção à mulher, de proteção à menina.” 

No início do atual governo, outro vídeo circulou na internet que a ministra defende que meninos vistam azul e meninas rosa. A frase de Damares Alves chegou a ser citada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, durante seu voto no processo que discute a tipificação do crime de homofobia.