Elenco esmeraldino comemora gol contra o Goiânia nas semifinais do Goianão (Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC)

Ninguém superou o Goiás nos números do Campeonato Goiano. Nas 16 partidas disputadas, o esmeraldino conseguiu ser o melhor na pontuação (40), gols marcados (31), gols sofridos (11) e vitórias (11). Por isso, para a final contra o Atlético, a equipe comandada pelo técnico Maurício Barbieri conquistou a vantagem de decidir o segundo jogo decisivo com a sua torcida, já que, por recomendação do Ministério Público e Polícia Militar, os duelos serão com torcida única no Olímpico.

Com 19 contratações na temporada – por terem chegado nas últimas semanas, Tadeu, Yago Felipe e Kayke não podem atuar nas finais do Goianão -, o Goiás reformulou o elenco que conquistou o acesso à Série A no ano passado, mas quem tem decidido são os jogadores que já estavam no clube.

Artilheiro da equipe no Goianão, com 7 gols, o atacante Michael tem sido o grande nome da equipe. Além da eficiência para balançar as redes, o jogador já deu quatro assistências para gols, atrás somente de Léo Sena, líder no quesito do time esmeraldino.

No primeiro jogo do Goianão, Michael já deu seu cartão de visitas ao marcar um gol e dar uma assistência na boa vitória sobre o Goiânia, por 3 a 0. Nos seis primeiros jogos, o camisa 11 marcou cinco gols e impulsionou a arrancada esmeraldina na liderança. A defesa também contribuiu para os bons números.

Contratado após passagem ruim pelo São Paulo, o goleiro Sidão teve ótimo início e ficou 488 minutos sem tomar gol. O primeiro foi contra o Iporá, aos 38 minutos do primeiro tempo, na sexta partida no ano. Sidão era unanimidade na equipe até a falha contra o CRB, jogo em que marcou a eliminação esmeraldina na Copa do Brasil.

O Goiás, de Maurício Barbieri, emplacou uma sequência invicta de 12 jogos até perder para o Atlético, por 2 a 1, no Estádio Antônio Accioly. A segunda derrota viria nas quartas de final para a Aparecidense, por 2 a 1, resultado que garantiu o time nas semifinais por ter vencido o primeiro duelo por 3 a 1.

Na semifinal, o Goiás classificou com tranquilidade. Superou o Goiânia nas duas partidas, por 3 a 0 e 3 a 1, e teve uma semana de tranquilidade para as finais contra o Atlético. Além de Michael e Léo Sena, o atacante Renatinho também tem sido um dos pilares da equipe e já marcou sete vezes no ano, artilheiro da temporada junto com Michael.

Na defesa, David Duarte tem perdido espaço para Yago, autor de dois gols na vitória sobre o Goiânia por 3 a 0, no primeiro jogo da semifinal. Titular absoluto, Rafael Vaz está prestigiado com o treinador e já marcou dois gols, um deles contra o Atlético, em partida vencida pelo Goiás por 3 a 0, na Serrinha.

Para domingo, o esmeraldino tenta repetir o feito entre 1996 e 2000, quando conquistou o pentacampeonato goiano. Na equipe desde 2015, quando teve início a série de conquistas, o zagueiro David Duarte é o único que esteve presente nos quatro títulos do Goianão pelo Goiás.