O candidato Francisco Jr. (PSD), após tomar conhecimento dos números da primeira pesquisa 730/Grupom para prefeito de Goiânia, afirma que ainda é muito cedo para avaliar a preferência do eleitorado na capital.

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Estimulada

Segundo ele, a 6ª posição na análise estimulada com 1,2% das intenções de voto é um reflexo do período pré-campanha, iniciado somente na última sexta-feira (26), e acredita que um adversário como Iris Rezende (PMDB) na disputa também é um fator a ser considerado. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 24 de agosto.

“Os programas de televisão começam a passar hoje (26), aí é que as pessoas percebem que há campanha e terá eleição. Então se muda números dos mais conhecidos. A volta do Iris interfere quando ele sai e quando volta. Agora os mais desconhecidos, que é o meu caso, só a partir do momento que tomarem conhecimento sobre minha existência é que eles vão poder começar a ter uma opinião sobre mim. Antes disso, não tem como a pessoa se declarar simpática às minhas propostas”, relativiza.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores escolhem sem que as alternativas sejam apresentadas, Francisco Jr. figura na última posição, com 0,2% das intenções de voto. No entanto, ele avalia que o número considerável de eleitores indecisos nesta etapa da análise, 59,9%, pode fazer a diferença mais adiante.

“Todas as pesquisas estão informando que existe uma indecisão muito grande, que as pessoas não estão pensando em campanha ainda. Nós estamos há mais de uma semana de campanha e não existe movimentação na cidade. Agora, com o programa de televisão, eu imagino que possa começar a ter um envolvimento maior da população”, ressalta.

Estratificada

Apesar de se julgar ainda desconhecido, Francisco Jr. já foi vereador de Goiânia e foi eleito por duas vezes deputado estadul. A região centro/sul de Goiânia, setores com maioria da população pertencente à classe média-alta, é a que o candidato do PSD aparece com boas intenções de voto.

“Este é o seguimento que eu sou um pouco mais conhecido. Eu fui criado no Centro, fui eleito vereador aqui. Quando eu fui vereador e deputado eu fui o mais votado. Mas é uma eleição diferente. Nas regiões mais afastadas as pessoas não me conhecem ainda. Então eu vou ter oportunidade de com a campanha apresentar o nosso projeto, a nossa proposta, e com a campanha conquistar o voto do eleitor”, comenta.

O candidato destaca o período da campanha, pouco mais de um mês antes da eleição. Segundo Francisco Jr., uma estratégia é conquistar o eleitor por meio da internet e das mídias sociais.

“A estratégia é trabalhar muito. Mesmo nas regiões mais centrais, onde eu tenho um conhecimento maior, eu também sou desconhecido. Então na verdade meu desafio é muito grande, em 30 dias, é conseguir por todos os meios. Então, nós vamos intensificar a participação nas redes sociais. Mas não basta ser conhecido, é preciso ter propostas também”, conclui.

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