A coletânea Mães cientistas: perspectivas e desafios na academia investiga os efeitos da jornada tripla de trabalho e acúmulo de funções que aparecem com frequência nos relatos de mães que conciliam as atividades domésticas e o trabalho em universidades. Assim, a dimensão familiar afeta o ofício das pesquisas acadêmicas, visto que a sobrecarga laboral gera efeitos significativos.

O livro está disponível no formato e-book e está disponível de forma gratuita para download por meio da página organizada pela Universidade de São Paulo (USP).

História

Os relatos que fazem referência a esses desafios não aparecem apenas nos anos mais recentes. Em uma carta escrita em 1905, a cientista polonesa e ganhadora do Prêmio Nobel Marie Curie comentou: “Tenho muito trabalho com a casa, as crianças, o laboratório e as lições – e nem sei onde dar com a cabeça!”.

Na época, Curie era viúva e mãe de duas filhas com menos de 10 anos. Dessa forma, o ebook organizado por pesquisadores da USP aborda uma questão que permanece no cotidiano das mães pesquisadoras.

Elaboração

“Buscamos criar um espaço de reflexão, percepção e ação sobre como a academia pode modificar suas próprias estruturas para ter estruturas mais equitativas”, explicou Rita Lima de Castro, organizadora da publicação.

Ao todo, o livro possui 15 capítulos, elaborados por mães e pesquisadores de diferentes regiões do país. A elaboração também conta com a participação de Júlio César Suzuki e Alessandra Garcia Soares, integrantes do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam/USP).

“A coletânea tem um potencial de aproximar a sociedade do que está sendo produzido na Universidade”, reforça Rita Lima de Castro.

Depoimentos

No livro, aparecem relatos de alunas de graduação que engravidaram ao longo dos estudos. Nesse contexto, destaca-se que o reconhecimento da maternidade no âmbito da pesquisa acadêmica acontece apenas em 2010.

Nesse período, foi oficializada a concessão de licença-maternidade para estudantes bolsistas de mestrado e doutorado. Antes disso, as bolsas eram canceladas ou suspensas.

“Ninguém sabia como aplicar a lei, nem secretária, nem professora, muito menos eu. Até que na secretaria disseram que podiam me passar prova em casa e tudo mais…Mas assim eu não tinha um suporte né, de estrutura física da faculdade”, conta um das alunas entrevistadas para a publicação.

*Com informações do Jornal da USP

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 05 Igualdade de Gênero; ODS 10  Redução das Desigualdades.

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