O Parquinho da Vacinação foi realizado no último sábado (9) e reuniu diversão e imunização. Entre as 9h e 17h, as crianças puderam brincar em pula-pula, piscina de bolinhas, pebolim, e muito mais, para se distrair das picadinhas das vacinas. Conforme a coordenadora de Imunizações de Aparecida de Goiânia, Renata Cordeiro, a estratégia visa aumentar o percentual de crianças imunizadas no município. “Unimos diversão com saúde. Trouxemos todas as vacinas de rotina e também de campanha, como doses contra paralisia infantil, febre amarela, sarampo, Covid e Influeza”, disse.

Veja a reportagem:

As vacinas ofertadas no Parquinho da Vacinação são as mesmas dos postos de saúde, oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Ficou mais fácil para eu trazer as crianças hoje. Elas estão de férias, eu estou de férias, e as crianças vão brincar, distraem um pouco e não sentem tanta dor da vacina”, ressaltou Scarlet Horana.

Para o David Rodrigues, de 9 anos, o objetivo, além de ser imunizado, era se divertir muito. “Eu vim me proteger contra a Covid, vim brincar bastante e me divertir”, comentou. A mãe de David aproveitou também para levar a filha mais nova, Isabela, de 4 anos. “Trouxe as crianças aqui hoje para aproveitarem bastante, agora que estão de férias, e o principal, se proteger, colocar todas as vacinas em dias”, afirmou Nathália Rodrigues.

Leia também: Hemocentro reforça pedidos para doação de sangue no período de férias

Queda na vacinação

Nos últimos anos, a cobertura vacinal da população brasileira diminuiu drasticamente. Isso pode fazer com que algumas doenças já erradicadas voltem a circular. “A gente tem buscado traçar estratégias para poder melhorar essas coberturas. A febre amarela, por exemplo, nós tínhamos meta de cobertura de 95% e geralmente alcançávamos. Hoje, estamos com 31%, é muito preocupante”, enfatizou a coordenadora de Imunização.

A próxima edição do Parquinho da Vacinação está prevista para o dia 30 de julho. Para entrar nesta brincadeira basta apresentar o cartão de vacinação.

Leia mais: