Em segundo lugar na Série B e com os mesmos 48 pontos do Vasco, líder da competição, o Atlético já é considerado por muitos um dos quatro times que participará da Série A em 2017. E as chances de haver um representante goiano na elite do futebol brasileiro no que vem são realmente grandes.
Segundo o site Infobola, do engenheiro e matemático Tristão Garcia, faltando apenas 12 rodadas para o fim da competição, o time comandado por Marcelo Cabo tem 94% de chances de conseguir o acesso. Já o Vila Nova, que hoje ocupa a 10º colocação com 37 pontos, acumula 15% das possibilidades de chegar à tão sonhada Série A. Outro representante goiano na segundona, o Goiás, que antes do início da competição era um dos favoritos ao acesso, tem chances quase nulas de voltar à primeira divisão do campeonato nacional.
Para calcular as possibilidades de cada time, são considerados os próximos jogos, mandos de campo e o retrospecto das equipes na competição. O sistema permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do local das partidas.
Já quando o assunto é rebaixamento, o site Chance de Gol, do Portal Uol, aponta o Goiás como o time goiano com maior probabilidade de descenso: 7,6%. O esmeraldino está na 15º colocação com 31 pontos, quatro a mais que o Bragantino, time que abre a zona de rebaixamento.
O Vila Nova, que disputou a Série C em 2015, tem apenas 0.6% de chances de disputar de novo a competição em 2017. Já para o Atlético, a terceira divisão do Campeonato Brasileiro está bem distante, a probabilidade é quase zero.