O programa Pauta 1, desta terça-feira (2), analisa as consequências da eleição presidencial na Argentina. Os hermanos escolheram Javier Milei, um candidato da ultradireita, eleito com 55,7% dos votos contra 44,3% recebidos pelo então candidato Sergio Massa, que representava o peronismo na disputa.

Depois do resultado, o presidente eleito repetiu as promessas de fechar o Banco Central e privatizar empresas estatais, entre elas a companhia petrolífera da Argentina e empresas de comunicação públicas. Mas ele não cita que, para avançar com essa agenda, vai precisar de aval do Congresso, onde não tem maioria.

Milei costuma dizer que o primeiro governo do peronista de direita, comandado por Carlos Menem, entre 1989 e 1999, foi o melhor da história do país. Só que a agenda de reformas e privatizações de Menem contou com duas medidas-chave: a lei de reforma do estado e a lei de emergência econômica, que foram aprovadas pelo parlamento.

Além dos desafios internos, o Pauta 1 trata sobre os impactos da política argentina no contexto geopolítico e, principalmente, para o Brasil. Para isso, recebemos no estúdio o professor de Relações Internacionais da PUC/GO, Pedro Pietrafesa.

Assista a seguir ao Pauta 1 #14

O programa busca responder quem é Javier Milei, quais as principais propostas feitas na campanha e por que a ultradireita ressurge na Argentina. A economia, sem dúvidas, foi o principal assunto da disputa, principalmente por conta da crise contínua no país nas últimas décadas.

Milei aposta nas ideias da escola austríaca, que são detalhadas na conversa com Pietrafesa. A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Rauane Rocha e Rubens Salomão, além do professor de história e geopolítica, Norberto Salomão.

No último bloco, há espaço para avaliação sobre o futuro do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e as perspectivas sobre os conflitos entre Israel e Hamas, assim como a guerra entre Rússia e Ucrânia.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Confira outras edições do Pauta 1