O Pauta 1 desta terça-feira (19) destaca a participação de Goiás e Tocantins na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas Contra as Mudanças Climáticas (COP 28). O evento mundial ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro.
Entre os temas abordados no programa, estão a conclusão da cúpula internacional em relação à urgência da transição energética global e a redução do uso de combustíveis fósseis, de modo a frear as consequências climáticas e mitigar o aquecimento do planeta.
Assista ao Pauta 1 #13
Além disso, o Pauta 1 questiona como o mundo enxerga a importância do Cerrado e quais medidas podem ser implementadas em nosso bioma a partir do que foi discutido na COP.
Para isso, o Sistema Sagres recebe a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Andréa Vulcanis, e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), Marcello Lelis.
Entre os destaques, a experiência dos secretários em presenciar o maior evento sobre discussões climáticas e ambientais do planeta e quais os próximos passos de Goiás e Tocantins em relação às políticas ambientais. Entre elas, o fim das emissões de carbono e a promoção do desenvolvimento econômico de forma mais sustentável.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra as Mudanças Climáticas