Pauta 1: Brasil não cumprirá meta de zerar lixões em 2024

O prazo para municípios brasileiros encerrarem os lixões termina no dia 2 de agosto. A meta está prevista na Lei Nacional de Resíduos Sólidos. Ela será cumprida? Tudo indica que não, mas a regra já é válida para diversos locais. A reflexão sobre o tema é o assunto principal do Pauta 1 desta semana.

Nesta edição, recebemos a superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Resíduos Sólidos da Semad Goiás, Kaoara Batista de Sá. O programa começa às 20 horas, na Sagres TV, e também disponibilizado no canal do YouTube da Sagres.

Assista ao programa

Conforme a Lei Nacional de Resíduos Sólidos aprovada em 2010, até agosto de 2024, 2,5 mil lixões precisam desaparecer do mapa. Mas a quantidade de lixo lançada a céu aberto, por ano, no Brasil, equivale a mais de 700 estádios do Maracanã cheios de resíduos, cerca de 30 milhões de toneladas.

Quase 40% dos resíduos no Brasil continuam sendo destinados aos lixões a céu aberto. Em Goiás, ainda restam em funcionamento 182 lixões. Uma saída para reduzir o volume de resíduos produzidos é a reciclagem. O Brasil precisa chegar neste ano à meta de 13% de reaproveitamento de resíduos.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Confira as edições anteriores do Pauta 1

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.