Estamos na semana dos povos indígenas, em alusão a data o Pauta 1 desta semana destaca a proteção e defesa dos povos indígenas, a partir do documentário “O Território” que ganhou prêmios internacionais, inclusive o prestigiado Emmy Awards de 2023, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O programa começa às 20 horas desta terça-feira (16), na Sagres TV. O Pauta1 também fica disponível no canal do YouTube do Sistema Sagres. A convidada do programa é a ativista cultural e indigenista, Neidinha Suruí.
Os protagonistas do documentário, Bitaté-uru-eu-wau-wau e Ivandeide Bandeira, a Neidinha, receberam o prêmio na companhia dos produtores Txai suruí e Gabriel Uchida.
O povo indígena Uru-eu-wau-wau viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros.
Assista ao programa
O Documentário
“O Território” fornece um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento trazido por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira.
O filme leva os espectadores para dentro da comunidade Uru-eu-wau-wau e oferece acesso sem precedentes às queimadas e desmatamentos ilegais causados pelos invasores em terras protegidas da Amazônia. Parcialmente filmado e co-produzido pelo povo Uru-eu-wau-wau.
Embora prometida a autonomia sobre seu território de floresta tropical, eles enfrentaram incursões ilegais de extração de madeira e mineração ambientalmente destrutiva e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras, estimuladas por políticos.
A terra indígena tem uma área de mil e 800 hectares, onde vivem povos de 9 etnias, incluindo indígenas isolados.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.