O Pauta 1 de hoje destaca a segurança das barragens no Brasil. O que o país aprendeu após os desastres de Mariana, em 2015, e Brumadinho, no ano de 2019, que deixaram vários mortos e inúmeros feridos? Qual o preparo de instituições públicas e privadas para evitar novas tragédias?

Dos 18 grandes acidentes com barragens registrados no Brasil entre 1986 e 2019, nove foram em operações de mineração. Mesmo depois das tragédias de Mariana e Brumadinho, ainda há barragens desse tipo pelo país. Além das barragens relativas à mineração, em Goiás também há a preocupação quanto a outros tipos de barramentos.

O programa começa às 20 horas desta terça-feira (7), na Sagres TV. A convidada do programa é a coordenadora do curso de Mineração da Universidade Estadual de Goiás (UEG), a professora doutora Cássia Monalisa dos Santos Silva.

Assista ao programa

Outros tipos de barragens

No sul do país, na última semana, devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, houve o rompimento parcial de uma barragem e várias outras ficaram em estado de alerta. O uso de outros tipos de barragens e a segurança dos locais também são temas do programa.

Em Goiás, na semana passada, terminou o período de cadastramento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que indicou a regularização de mais de 53 mil barragens em todo o estado.

O programa tem a participação dos jornalistas do Sistema Sagres, Jéssica Dias, Jéssica Lima e Samuel Straioto.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS 14 – Vida na Água e ODS 15 – Vida Terrestre

Confira outras edições do Pauta 1