No Brasil, ser mãe já é um desafio diário. Mas para quem vive a maternidade atípica – cuidando de filhos com deficiência, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) -, esse desafio se multiplica, muitas vezes sem o devido reconhecimento, apoio ou descanso. O Pauta 2 desta quarta-feira (7), a partir das 15h na Sagres TV e no YouTube, mergulha nessa realidade invisibilizada, revelando os bastidores da rotina dessas mulheres e discutindo os impactos emocionais, sociais e políticos da sobrecarga que carregam.

Assista ao programa

Com apresentação de Ananda Leonel e Charlie Pereira, o Pauta 2 desta semana entrevista a jornalista Carla Lacerda, mãe do João Lucas, de 12 anos, diagnosticado com TEA. A conversa parte de vivências pessoais para abordar os desafios cotidianos, o esgotamento físico e mental, a ausência de políticas públicas efetivas e a solidão que ainda marca a trajetória de milhares de mulheres no Brasil.

O programa também conversa com a psicóloga infantil Joice Veríssimo, abordando as consequências emocionais da sobrecarga materna e a importância de políticas de cuidado voltadas também às mães – além do acompanhamento terapêutico para a família como um todo.

Realidade que exige atenção

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, 1 em cada 54 crianças está no espectro autista. O Brasil tem ainda cerca de 350 mil pessoas com Síndrome de Down, com 8 mil novos casos por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Nesse contexto, muitas mães abandonam carreiras, deixam de lado projetos pessoais e enfrentam uma dura batalha diária para garantir o desenvolvimento dos filhos – sem rede de apoio, sem assistência adequada e ainda invisibilizadas.

Pesquisas apontam que 38% dessas mães enfrentam quadros de depressão e 45% lidam com ansiedade. O Dia das Mães, nesse cenário, se transforma em uma oportunidade para enxergar essas mulheres para além do amor incondicional: como cidadãs que precisam de apoio, reconhecimento e políticas públicas eficazes.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ODS 5 – Igualdade de Gênero e ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Confira outras edições do Pauta